quarta-feira, 15 de outubro de 2014

A nação de Cuxe


Este povo era descendente de Cão o filho amaldiçoado por seu pai Noé, por ter visto sua nudez, um povo de pele negra. Essa civilização Desenvolveu-se ao sul do Egito hoje região atual do Sudão, essa cidade ficava situada entre e a segunda e sexta catarata na região do alto Rio Nilo, região essa conhecida como Núbia. Uma prova da existência desse povo está Biblia.

E falaram Miriã e Arão contra Moisés, por causa da mulher cusita, com quem casara; porquanto tinha casado com uma mulher cusita.

Números 12:1
e na pirâmide de  Meroe. Foi no século IX a.c que essa nação se desenvolveu como reino independente e capital de Napata, foi ano século VI e VII a.c d e Cristo que o povo cuxita  transfere a sua capital Napata para Meroe. Sua economia era bem desenvolvida pois metalúrgica ouro era o alicerce dessa economia. Sua política tinha por base o rei ser responsável pela cobrança de impostos, o seu governo era de uma monarquia hereditária. 



A rainha era mãe esposa do rei e recebiam o nome de candense ocupavam papel na política e social muito importante,tinha a responsabilidade sobre o príncipe até este completar  maior idade de 21 anos.
Com uma alta cultura construíam pirâmides e palácios, Trabalhava com artesanato ouro, prata, jóias em pedras preciosas semipreciosas, peças de cerâmicas. Tinha um solo rico em metais, pedras ferro, rubi escrita meroitas. Alfabeto com 23 letras.



cidade de Napata


Seu braço forte era a agricultura, pois cultivavam algodão, os ferreiros os marceneiros os tecelões eram os melhores, ao ponto de conseguir expandi-los, produzia tecido, uvas,tâmaras. Sua religião era semelhante ao dos egípcios eram adeptos do deus Amon suas construções adotaram a sua as tradições egípcias.

O reino de cuxe


Claudia Souza

Dicionário Biblico " conhecendo  entendendo a palavra de Deus"-Editora Didatica
Pequena Enciclopedia Biblica –Editora.Instituto das Assembléias de Deus
Manual Bíbçico-Editora  Nova Vida
http://pt.slideshare.net/LilianLarroca/cuxe

Nenhum comentário:

Postar um comentário