sexta-feira, 31 de outubro de 2014

O CRISTÃO E A ECOLOGIA




Claudia Souza

O mundo fora criado para a glória de Deus, tudo aquilo que glorifica o nome de Deus é bom essa afirmativa se encontra lá em Gn 1:4 ao 25. O homem foi a maior benfeitoria de Deus, pois este é sua imagem e semelhança. O nosso corpo é uma matéria criada por Deus com o objetivo de mostra a sua gloria. Ao criar o sexo Deus viu que era bom, porque além deste contribuir para o surgimento de um novo ser, este contribui para o bem estar do individuo.
Os gregos afirma que a matéria é algo irracional  pois ela é necessária e é ruim. Para eles Deus é um incompetente ao afirmarem que a matéria malfeita, pois não possui benevolência.  Quando é manifesta  através dom corpo do homem, ela se torna uma prisão para a alma, pois está é um empecilho de cunho espiritual, pois atrapalha no desenvolvimento da alma. Para eles cerne da salvação vem por meio da libertação material. Tal contexto é subentendido em  At 17:32 onde o apostolo Paulo fala aos atenienses e seus filósofos caiem no riso.
Por mais que o homem queira dizer que não tem como isso ser possível, a própria escritura afirma que, a criação material reflete a glória de Deus, pois Deus ao fazê-la viu que era  bom.  O mundo reflete quem é Deus por meio da água, luz, mares temperatura etc... Neles  podemos contemplar os seus atributos invisíveis.
Deus está presente no ciclo da natureza, essa evidência nos é confirma em Atos 17:28 As estações do ano também nos proporcionar o entendimento desse Deus tão amigo, amoroso, pois por meio dela vem o nosso alimento, nosso viver e etc... Que vai se desenvolvendo dentro desse movimento das estações.
Dentro da infinita misericórdia de Deus, entre esses bens outorgado ao homem tivemos a encarnação do verbo “ seu filho Jesus” pois a divindade fez parte do fluxo sanguíneo, isso ocorreu quando se prontificou a fazer parte dessa matéria. Portanto por mais que muitos queiram a firmar que a matéria  é ruim, tal afirmativa se torna invalida dentro da Ética Cristã já que apologeticamente  Cl2:9 mostra que o Cristo habita  corporalmente toda plenitude da Divindade.
O homem tem poluído o mundo, estão destruindo a glória de Deus, pois, a Ecologia é o valor intrínseco das pessoas, porque as pessoas são essencialmente mais valorosas do que as coisas. A poluição é considerada erra devida esta afeta as pessoas, e todo mal praticado contra a pessoa é pecado, é imoral. A poluição ocorre devido a ambição do homem, em I Tm 6:10  Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.

Aqui está bem claro que a raiz de todo mal é o dinheiro, dentro dessa ganância de riquezas o contexto de tudo por um mundo melhor engloba só um lado, o bem estar dos grandes e a destruição da humanidade. A sociedade tem dado mais amor ao progresso material do que ao bem estar da humanidade, porquanto a poluição afeta a saúde.
No exato momento em que a poluição afeta a saúde esta se torna um pecado contra o homem, uma vez que ela viola a lei de Deus. Afinal Deus não criou o homem para subjulgar a natureza e sim subjugar-se a ela. Já que Deus estabeleceu certos relacionamentos entre a natureza e o homem, por causa desse relacionamento se encontrar fora do foco, ele estar ocasionando um mal estar na saúde do individuo e na própria natureza.  Esse relacionamento fora criado por Deus por meio da Lei,  criada com o objetivo de  maximinizar o valor intrínseco do individuo, através dela Deus revela o valor que todo homem tem.
 A poluição é o resultado da violação desta lei, isso é uma grande ofensa  para com a pessoa de Deus. Pois o homem não peca somente contra si, mas contra Deus também, pois todo pecado praticado pelo homem é pecado contra Deus. O homem fora criado por Deus como vaso de honra, porém uns consegue se tornar vaso de desonra. A poluição é um pecado público que tende a ocasional a destruição da raça humana, ela precisa ser controlada, à proporção que esta não for combatida, dentro desta guerra só haverá um vencedor, a poluição. Um povo mal educado ajuda a poluir a terra

O homem precisa conquista a natureza, caso ele não o controle esta com certeza conseguirá controlá-lo. Ele tem que correr contra o tempo para que amanhã não se torne vitima da natureza. Não podemos nos esquecer de que o homem é moralmente responsável pela natureza, cabe a ele controlar o ambiente físico. O homem tem autonomia para limitar o tamanho da poluição isso pode ser feito através do controle de natalidade, caso não faça a natureza se incube em fazer por ele. Deus deu ao homem o poder de controlar o mundo, pois o mundo tem a capacidade de sustentar um determinado numero de pessoas, quando o homem não controla esse número a natureza novamente entra em ação.



Ética cristã-Editora Vida nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário