domingo, 26 de outubro de 2014

Tertuliano e a trindade




Por meio do teólogo Tertuliano que o termo “ trindade”  veio a existência. Ao se envolver no desenvolvimento da doutrina da trindade muitos termos começaram a ser elaborado. Entre eles três se destacaram como importantes.

Substantia: Tertuliano criou esse termo para explicar a existência de uma unidade fundamental na trindade, que nos faz entender que essa substância mostra o que as três pessoas têm em comum. Onde todos podem entender que as três pessoas  não estão separadas.

Persona esse termo fora incutido por Tertuliano com o objetivo de traduzir a palavra grega hypostasis, com isso passou a ser aceito nas igrejas de línguas grega. Os estudiosos chegaram à conclusão que o termo “persona” tem significado literal para que as pessoas possam entender a existência de três pessoas em uma. Onde um único Deus tem o poder de exercer o papel de três pessoas distintas em uma. Este Deus tem relação importantíssima na cena da redenção daqueles que crêem que por trás dessa pluralidade de papeis existe um único Deus.


“Trinitas: essa palavra é latim “trinitas”  criada por Tertuliano, ela veio a ser uma das referencias da “Teologia cristã”. Outros termos fora analisados fora o “trindade” que prevaleceu na igreja Ocidental.




Teologia, Sistemática,histórica e filosofica

Nenhum comentário:

Postar um comentário