terça-feira, 25 de novembro de 2014

BABILÔNIA

Babel  significa portão de Deus
Babilônio é o antigo império que ficava situado no Sul da Mesopotâmia entre o rios  Eufrates e Tigre.  A Babilônia foi à mãe das ciências e de um panteão mitológico fundamentada no panteão sumérico acadiano. Possuía quase 12.000 Km² com fronteiras ao norte onde estava Assíria e a Leste com Elam, ao Sul e a Oeste com o deserto da Arábia e ao sudeste com o Golfo Pérsico. Uma nação com cultura sumérica.
Um de seus reis fora  Nironde era um  grande herói.
E este foi poderoso caçador diante da face do Senhor; por isso se diz: Como Ninrode, poderoso caçador diante do Senhor.

Gênesis 10:9
Um dos reis que também se destacou muito até os dias de hoje foi Hamurábi, pois seu código Lei foi bem quisto pelo povo. Subiu ao trono em 1792ª.C.  Esse grande império também sofreu com a guerra sendo vencido pelos Assirios, porém em 626ª.C seu imperador Nabopolassar libertou Babilônia da Assíria a tornando uma grande potência.Seu sucessor foi seu filho Nabucodonosor "nɛbjəkədnɛzər", Nebuchadnezzar reinou 44 anos.

Religião

Era semelhante a dos Sumérios, com sistema de deuses cada um possuía um templo central nas cidades do império. Os deuses mais conhecidos eram:
Anu deus do céu.
( o rei Hamurabi adorando  o deus Xemesh



Xemesh deus sol




Xin deus lua, irmã gêmea de Xemesh




Ixtar deusa do amor e da guerra




Hadad deus da tempestade

Enlil deus do ar


Enki ou Ea  deus dos subterrâneos marítimos


Marduq


MADUQ fora um deus promovido pelos amorreus por volta de 1100 a.C, esta era a principal divindade dos Babilônicos.Este povo era pessoa de QI tanto em cunho mitológico como de cunho intelectual, onde os lendários predominavam.
O povo babilônico escreveu o relato do dilúvio denominado por eles como Epopéia de Gilgamés; para o sistema judicial usavam o código de Hamurábi. O relato da criação se encontra no Enuma Elish.





Dicionário bíblico-Editora Didática , pequena Enciclopédia Bíblica Editora: instituto Bíblico das Assembléia de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário