quarta-feira, 5 de novembro de 2014

CONCEITUAÇÃO DE TOLOGIA E FILOSOFIA



É uma parte da Teologia que estuda a aspiração de dar a Deus um rosto. Destacamos a palavra face, um sentido metafórico, figurado, pois não tendo feito de matéria e não tem um corpo, fica evidente que não possui um rosto. O homem procura intitular qualidades, traços singulares que possam identificar de modo absolutamente inconfundível e certo o “Ser Divino”.
A Teologia filosófica esta baseada no Keryma, ela procura explicar seu conteúdo, buscando sua revelação interna com a filosofia. Tillich demonstrara através de muitos exemplos históricos  no decorrer dos séculos essas duas formas de se fazer Teologia, pois ambas sempre estiveram se contrapondo. Tillich explica que as duas formas de se fazer teologia não são contraditórias entre si, antes, são conseqüências dos dois elementos constitutivos da própria Teologia, ele irá fluir do próprio termo Teologia, a evidência que contêm um prova acerca do que se diz sobre seu argumento.
Tillich assegura a necessidade de pensar qualquer realidade, lado a lado com outra realidade, à proporção que elas se cruzam em afinidade de atrelamento recíproco. Essa correlação é dominada por Tillich de “dependência recíproca”, pois alude um condicionamento recíproco, ela distingue de todas as relações que outros filósofos puseram na base de suas interpretações acerca do real.
Tillich  afirma que somente o falar de uma Teologia filosófica pressupõe a existência de uma Teologia possuidora de caráter filosófico em “ oposição” a uma Teologia não filosófica. Para Tillich “ Querigmática” é a existência da Teologia filosófica. Entendesse que ela é uma tentativa de reproduzir o conteúdo da mensagem cristã de modo organizado e Sistemático, sem referência filosófica. Só podemos dizer que a Teologia é filosófica quando busca o significado do ser na situação existencial.   A filosofia é teológica quando seu impulso original é a preocupação suprema do ser. Portanto, se há uma Teologia filosófica esta só pode trazer o significado do ser na circunstância existencial, basear-se na preocupação suprema do ser que lhe cobre o caráter teológico.








Teologia da Cultura- editorial Tradução Revista Eletrônica Filosofia e Teologia, instituto de Pós- graduação em Ciências da Religião.



Nenhum comentário:

Postar um comentário