sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

FÉ E RAZÃO E A FILOSOFIA DE ARISTOTELES




Tudo aquilo que Aristóteles o filósofo grego filosofava que estava de acordo com a doutrina cristã, fora usado como ferramenta no ensinamento da doutrina cristã por Tomás de Aquino.

Tomás explicou em sua obra Summa gentiles a relação entre fé e razão, sua obra pode ser compreendida por indivíduos sem cunho acadêmico. Ao explicar de maneira coerente a Fé e a Razão esta se tornou um parâmetro até os dias atuais  para todos os pensadores cristãos. Tomás explica que  a diferença entre o que podemos  saber de Deus pela razão e o que podemos saber dele unicamente pela revelação dada na Bíblia.
Tomás também explica que a razão nos proporciona uma concepção: o Deus perfeito, que existe, bom não muda, está em toda parte, é eterno e um Deus une. Em sua explicação afirma que era isso que Paulo queria orientar o povo acerca de Deus.

Por causa da provas da existência de Deus ou Cinco Vias da existência de Deus. Logo de entrada Tomás afirma que em 1º lugar deve existir alguma coisa que provoque mudança ou até mesmo movimento nas coisas sem que este seja mudado ou até mesmo movido pelo quer que seja. Explica que as coisas postas em serie devem ter um primeiro componente. 

Tomás nos faz refletir sobre coisas com graus variados de perfeição aonde vem a explicação de uma fonte e perfeição. Pois os animais vão até seu alimento, um ser sem inteligência é governado por algo inteligente.

É claro que suas cinco vias não fora bem aceitas por todos, alguns sombavam de sua linha de raciocínio para provar a existência do Deus do Cristão. 

Tomás de Aquino explica que suas cinco vias provam o que todos entendem ser Deus, sua via tem por intuito mostrar a existência primeira, e não do Deus cristão per ser. Ela mostra o ponto de partir para entender quem é Deus e não proporcionar uma conclusão final. Ele afirma que o pecado faz com que a pessoa que é incrédula não pense  no Deus criador de maneira objetiva. 

Tomás afirmou que sua intenção era consolidar a fé de todos os estudantes de teologia. Pois a razão impede que o homem seja capaz de entender as verdades especificamente cristãs sobre Deus e a sua pessoa. Pois toda verdade sobre esse deus de amor só pode ser manifesta por meio das escrituras.



Os grandes Teólogos- Editora Vida Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário