sábado, 24 de janeiro de 2015

Seitas

Teosofia

A teosofia é um Sistema de pensamento que declara ser  possuidor da sabedoria divina relacionado a sabedoria para com Deus e às coisas divinas. O Termo teosofia vem do grego Théos, Deus e sofhia, sabedoria. O termo teosofia esta ligado à Sociedade Teosófica que fora fundada em 1875  pela ex-espirita russa  madame Helena Petrovana Hahn Blavasty.
Petrona nasceu em 1831, antes de fundar a Sociedade Teosófica foi membro de uma Sociedade espírita por muitos anos. Mudou-se para os Estados Unidos em 1873 e dois anos depois fundo a Sociedade.
A teosofia é um sincretismo que contém a junção das religiões, ciências e filosofia. Onde traz por objetivo unir por meio da ascensão espiritual até a iluminação do ser humano ao divino. Fazendo com que o homem adquira o conhecimento de Deus por meio  de intuições iluminadora.
Petrona se tornou famosa devido em sua presença ocorria fenômenos paranormais. Foi uma escritora de grande aceitação no meio da sociedade devido a esses fenômenos.


A sociedade Teosófica também deve uma grande colaboradora em sua evolução, a sua sucessora madame a Mahatma Annie Wood Besant. Annie conseguiu expandir a Teosofia por todo mundo, principalmente na Índia, Alemanha, Estados Unidos, França. Seus membros são pessoas de grande ignorância religiosa. Ao ponto de receberem propostas enganoso de todas as religiões onde consegue ceder a sedução do esoterismo oriental e pelo utópico da famosa  fraternidade ( pensamento de igualdade e liberdade).

A Sociedade Teosófica passou por uma crise interna no século XX, ficando somente três correntes principais. Aqui no Brasil existe dois pensamentos: Sociedade teosófica brasileira de Eubiose  Sociedade  teosófica do Brasil

Sua doutrina ensina que: 

Há vários cristos dentro da sub-raça no conteúdo da historia da humanidade, onde cada sub-raça proporciona sua contribuição especial para com a humanidade. Segundo eles a atual sub-raça é a quinta. Que tem por objetivo prover o homem intelectual. Ensinam que o supremo mestre encarna em alguém todas as vezes que vem a iniciação de uma nova raça.
Segundo eles Buda, Hermes, Zoroastro, Orfeu, Jesus. Pois o  Cristo usou o corpo  do discípulo chamado Jesus. Também ensina que a sexta raça está por existir, logo teremos um novo cristo. Este será mais poderoso que Jesus cristopois será o cristo da sub-raça espiritual. Existe cristo fará a união entre todas as religiões.

Deus é uma substância neutra que se identifica com o tudo. Deus é panteísta (tudo é Deus e Deus é tudo) o ser humano é  parte do divino. A trindade é força, sabedoria e atividade e não três pessoas em uma. Segundo a teosofia existe uma quarta a pessoa e esta é feminina ela é a matéria. O homem possui dois corpos, um natural e um espiritual. O espiritual é constituído das mesmas pessoas da trindade. Força, sabedoria e atividade. Segundo eles o corpo natural teria três partes o corpo físico, astral e o corpo mental. 
Segundo a teosofia todo homem possui essência infinita, eterna e evolutiva. O que nos faz entender que o homem é um fragmento do divino, todos com um mesmo destino, ao morrer voltam para Deus. Ensinam o NIRVANA (o fim da reencarnação). Sua doutrina ensina que quando o homem  morre chega à natureza divina, se torna igual a Deus. Explicam que a alma após a morte se torna tudo; perdendo a ilusão do eu e do tu adquirindo a consciência de uma divindade
Para eles o CARMA é a reencarnação. A palavra  CARMA provêm do brâmare e do Indu, esta expressão é usada com objetivo de dar entendimento sobre a lei de causa e efeito. Ensina que o homem após morrer volta em outro corpo como criança, onde este consegue dar continuidade ao seu CARMA. Por meio do NIRVANA o homem atinge a perfeição se une a Deus ao ponto de perder a sua identidade.

LEI DO CARMA esta ensina que as ações e intenções do homem são provenientes das daquelas que permaneceram a frente, e as causas das que seguiram. O que nos faz entender que o homem tem poder de realizar a sua salvação conforme o aperfeiçoamento que este adquiriu em cada vida que viveu aqui.  A teosofia contradiz a Bíblia o tempo todo, pois esta nos ensina que:


Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo, Hebreus 9:27

assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam. Hebreus 9:28

Em meio a tantas heresias ensinam que Hermes, Orfeu, Buda, Cristo e  Zoroastro foram homens que se tornaram perfeitos, estes são os mestres da humanidade, por isso madame Blavastsky ao receber os seus ensinos os pôs em seu livro. Segundo a  teosofia estes homens tem seus nomes em seus livros para se tornarem um MAHATMA e todos os homens devem ser tornar igual a eles. Para eles MAHATMA é a pessoa que conseguiu  atingir a perfeita união com o divino. Segundo a teosofia para se torna um MAHATMA a pessoa tem que fazer as boas obras estudar as escritura da sociedade teosófica, viver com generosidade e nobreza.

Segundo eles a raça dourada pode ser formada aqui no Brasil pois a miscigenação das três raças  branco, negro e índio que há aqui no Brasil conseguirá acelerar o processo evolutivo para o surgimento da próxima raça dourada. Para a teosofia o ciclo espiritual do oriente teve seu fim em 1924, este se transferiu para o oriente e em destaque ficou o Brasil, pois este foi o felizardo, segundo eles o traço cultural, psicológicos e genéticos da sua população é o ideal.

A teosofia é uma seita, seus pensamentos contradizem a Bíblia o tempo topo, nega quem realmente é a Trindade em sua realidade e totalidade, negam a divindade de Cristo, o plano de salvação e que a Bíblia é divinamente inspirada, tornam os atributos de  Deus coisa de maluco. Possui  pensamentos antibíblicos e heréticos.


Blavatsky



Uma Nova Criatura em Cristo- Editora Juerp 2001

Nenhum comentário:

Postar um comentário