quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Esoterismo


O termo Esoterismo, deriva do grego esotericos e significa "interno" ou "escondido". É o estudo que se oculta às pessoas, revelando-se no tempo certo, aos iniciados, não em escolas, mas de maneira solitariamente, por meio  da leitura de livros espiritualistas.
Segundo as pessoas que trabalham com o esoterismo, é uma forma de pensamento, carregando consigo vários tipos  de atitudes e um conjunto de forma de pensamento próprio, um conjunto de tendência a ser escrito que permiti que não haja violação do dado histórico. Também significa e segredo e iniciação. Possui como ponto cume pesquisar o conhecimento perdido aproveitando todas as especialidades possíveis para que cada homem consiga transmutar o velho em novo, as trevas em luz, o mal em bem. Tem por ética fazer com que o esotérico consiga praticar a alquimia da sua própria alma e ascender rumo ao Criador.
Os métodos de sintonia com essas energias são inúmeros. A corrente Esotérica possui quatro carecteristicas intrínsecas consideradas fundamentais.
1-As correspondências simbólicas entre o real e o sobrenatural;
2-Mediações, rituais e imagens simbólicas;
3. Natureza viva;
4. Conhecimento oculto, porém transmissível, principalmente através da experiência interior de transmutação.

O que sustenta o seu conceito são as correlações simbólicas entre o sobrenatural e o natural. Essas correlações simbólicas são encontradass na magia, alquimia e astrologia. Segundo o Esoterismo ( céu) a mesma coisa que se encontra no alto se encontra em baixo(terra).

O Esoterismo também se faz presentes no misticismo ambos são diferenciados pelos mediadores como espíritos intermediários, mandala, guru, símbolismos, rituais e anjos.
O Esoterismo moderno nasceu no final da Idade Média e do Renascimento. A igreja católica pautada nas cartas paulina exterminou este ensinamento herético do meio da igreja. Jamais podemos nos esquecer que a teologia medieval trazia consigo conteúdos esotericos, pois após o surgimento do pensamento franciscano as mediações, a natureza viva a imaginação ativa, e os caminhos de transformação espiritual ocuparam espaço dentro dos ensinamentos da igreja.

O averroísmo e a lógica aristotélica, a teologia tiveram forte influência, conseguindo desbancar o mundus imaginalis, os intermediários, e a imaginação ativa. Dando assim origem ao racionalismo eliminando o gnoticismo do corpo teológico. Foi no século XII que se discorreu a matéria teológica da cosmologia ( as causas segundas) nascendo assim a ciências naturais. Pois a tese ali refutada conseguiu separar a cosmologia da metafísica.
O Renascimento conseguiu classifica o Esoterismo como uma modalidade extra teológica, um simples vinculo existente entre o universo e o particular. Com o cancelamento da epistemológica (teoria/filosofia do conhecimento) no século XVIII que houve a surgimento do novo método ciêntiico. Esse fato ocorreu por causa da Sociedades  Secretas.

As Sociedades Secretas era composta de eruditos do Renascimento, do iluminismo, rosicrucianos e maçônicos. A religiosidade helenística como o hermetismo neoalexandrino foram relacionadas à cabala judaica (originando a cabala cristã). No séc. XV o surgimento da Philosophia Occulta e da Philosophia Perennis.

A Philosophia Perennis. Fora conhecida como a Grande Tradição, o imaginário consegui se firmar no começo do séc. XIX. As três grandes correntes do esoterismo são as ciências da alquimia que estuda os elementos constitutivos do universo e dele mesmo. Os alquimistas começaram há 400 anos a resgatar o conhecimento perdido. A química moderna vem da alquimia. Astrologia estuda o conhecimento dos astros e sua influência na vida do ser humano.
Embora a astronomia moderna tenha entendimento do astro e a influência que  o mesmo exerce sobre a terra afirma que não há influência sobre o psique e nem sobre comportamento humano. A magia é considera uma ciência prática da natureza já que o homem manipula os elementos da terra. Cerca de 200 anos atrás reapareceram em grande número os magos e os livros de magia. Segundo estudiosos o conhecimento empírico da ciências naturais veio a existência graças a magia.

 No século XXI, todos os antigos conhecimentos começaram a ser reunidos em uma nova filosofia, o Esoterismo. O esoterismo possui outras correntes como a teosofia, a gnose e o hermetismo. Essas três correntes perpassar outros elementos que contribui com o esoterismo: cabala cristã, philosophia perennis, filosofia da natureza, rosicrucismo e outras sociedades secretas.  A teosofia do grego de θεός theos, Deus + σοφία sophia, sabedoria, formando θεοσοφία ou theosophia; literalmente "conhecimento de deus" é um termo que designa diferentes doutrinas místicas e iniciáticas de sentido esotérico.

 Ela faz uma investigação dos mistérios da divindade e os do universo. Ele se utiliza da imaginação ativa e da recuperação mística para transformar aquele que a pratica, pelo menos em teoria. A gnose é o conhecimento espiritual e a atitude intelectual. O hermetismo é o conhecimento presente no Corpus Hermeticum, atribuído a Hermes Trismegisto. Segundo a alquimia é uma associação entre a arte da ourivesaria e a astrologia presente no Corpus Hermeticum.

Foi no século XIX que a ciência e esoterismo se distanciaram, pois a ciência se relacionou com o surgimento de correntes materialistas e com o cientificismo racionalista. Atualmente o Esoterismo é apenas um pensamento usado pelos indianos e chineses.





http://pt.wikipedia.org
O esoterismo: uma leitura de A. Faivre Estevão Palitot- 1999
http://paginasesotericas.tripod.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário