segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Cosme ( Acta) e Damião (Passio) os Anargiros e o sincretismo religioso

Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
Êxodo 20:4,5


Os irmãos gêmeos nasceram na Arábia no IV século D.C, seus pais eram Cristãos, foram mortos em mártir durante a perseguição do império romano aos cristãos, no reinado do imperador  Diocleciano. Acta e Passio junto com seus irmãos foram criados nos caminhos do Senhor. Os meninos cresceram fizeram medicina na Siria, quando se formaram, passaram a  realizar o atendimento médico sem fins lucrativos, e aproveitavam para pregar o evangelho para todos. Devido o serviço médico ser gratuito recebeu o nome de ANARGIROS, que quer dizer “inimigo do dinheiro”. Com isso foram ficando popular no meio do povo, tanto pelo atendimento médico como por pregar as Boas Novas de Salvação e realizar cura em nome de Jesus.



Nessa época o imperador romano  Diocleciano, um grande inimigo do evangelho, pois sabia que os cristão eram fieis a Cristo não se prostavam diante de seus ídolos decretou uma perseguição sobre todos aqueles que não adorassem os ídolos romanos. Ao saber do trabalho evangelístico que Acta e Passio estavam fazendo na cidade de Egéia onde nascera e moravam hoje Ayas, no golfo de Iskenderun, na Cíciliana Asia menor. Ficou mais fácil achá-los. Diocleciano mandou um de seus homens munido de soldados à cidade de Egéia, este homem se chamava Lísias. Lísias torturou Cosme e Damião para que eles negassem Jesus Cristo como o seu salvador, e se adorassem os ídolos romanos, porém Acta e Passio permaneceram fiéis até o fim. Como Lísias viu que eles não negavam a Jesus, e continuavam pregando:

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. II Timóteo 2:4,5.


Então aprove a Lísias decapitá-los. Assim morreu Acta e Passio juntamente com seus três irmãos no dia 27 de Setembro 303 anos DC. Seus restos mortais se encontram na cidade de Ciro na Siria. 






O Candomblé xangô e xanbá, Umbanda e batuque no dia 27 de Setembro comemoram Cosme e Damião com o nome de Orixás meninos Ibejis os ou erês.
Segundo a umbanda e o Candomblé  devido demonstrarem inocência os gêmeos  protegem as crianças. 


No dia 27 é feito uma festa onde é servido ( uma comida chamada caruru dos sete meninos (comida típica da tradição afro-brasileira) ou (caruru dos santos) de “Cosme Damião, Crispiano, Alabá, Talabi, Crispim, e Dou” está comida representa os setes irmãos, dão vatapa, doces, bolinhos, balas. Depois de ter sido consagrada aos orixás o banquete é dado as crianças e a todos os que ali se fazem presente juntamente com as canções entoadas aos orixás.


1 Cor. 10:18-21 

Vede a Israel segundo a carne; os que comem os sacrifícios não são porventura participantes do altar? 
Mas que digo? Que o ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? 
Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios. 

Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.



Na época da escravatura os negros Áfricanos (bandos) yorubá que foram posto como escravos eram obrigados a seguir o catolicismo, sendo proibidos de realizar os rituais de magias. Com objetivo de se livrarem dos maus tratos dos seus Senhores os donos de engenho por não servi aos santos católicos decidiram enganar seus senhores, os enganaram criando o sincretismo religioso cultuando as imagens dos santos a igualdade dos orixás. Quando seus senhores chegavam ao quilombo os via prostrados diante das imagens dos santos católicos. Misturando assim a feitiçaria com a idolatria. Tanto no candomblé e na umbanda Cosme e Damião são apresentados com uma criança com trajes igual ao deles recebendo a nomenclatura de Idowu ou Doún. Essa criança representa a criança até os sete anos de idade




O Culto a Cosme e Damião mabaças ou gêmeos fora introduzido no Brasil por Duarte Coelho Coimbra em 1530. A igreja católica os chama de Cosme e Damião, comemorando o seu dia 26 de Setembro como protetor dos médicos e farmacêuticos e fazedor de milagres, que é a cura. 



No dia 27 comemoram o dia de São Vicente de Paula dando doces, comidas. Costume esse introduzido pelo candomblé.



 A igreja Ortodoxa comemora o dia de Cosme e Damião no dia 01 de Novembro.




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Enciclopédia Universal Ilustrada Europa-Americana (  volume 15,páginas1140-1142 ) cooprodução APEC-CPR
Historia e religião Manuad Editora Ltada 2002
Sicretismo: uma exploração da hidrações culturais Estudio Nobel 1996

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