sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Identificando o falso cristão através do seu caráter


Primeiramente você precisa saber o que é caráter, e isso poucas pessoas tem esse entendimento. Segundo os psicanalistas e psicólogos e o nosso dicionário “caráter” é um conjunto de características e traços relativos à maneira de agir e de reagir de um indivíduo ou de um grupo. É um feitio moral(Moral é o conjunto de regras adquiridas através da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano), e que orientam o comportamento humano dentro de uma sociedade.. Ele é a firmeza e coerência de atitudes. É conjunto das qualidades e defeitos de uma pessoa é o que vão determinar a sua conduta e a sua moralidade, nada mais anda menos que o seu caráter. Os seus valores e firmeza moral definem a coerência das suas ações, do seu procedimento e comportamento.

Uma pessoa conhecida como "sem caráter" ou "mau caráter", geralmente é qualificada como desonesta, pois não apresenta firmeza de princípios ou de moral. Por outro lado, uma pessoa "de caráter" é alguém com formação moral sólida e incontestável.
A pessoa que possui seu caráter forte, ele nunca  se deixa levar por alguma proposta de uma via mais fácil para a realização de algo. Até que o momento venha parece ser o melhor caminho a seguir. Lembre-se que o caráter que vai determinar a escolha do indivíduo. "A caráter" é uma expressão que significa conforme a época e ao lugar, rigorosamente como a moda deve ser.
O homem de Deus possui o caráter de Cristo. Vemos homens na Bíblia que foram escolhidos por Deus para serem grandes homens perante o povo, mas, não tinham o caráter de Deus como fora o caso do rei Acabe que se deixa manipular por sua esposa Jezabel (mentirosa, assassina, difamadora e prostituta), Absalão, e os filhos de Jacó com Lia e suas concubinas, os filhos de Samuel chegados ao suborno. 
Como cristão devemos   abandonar a má conduta, pois a  falta de caráter é entendida quando, erramos repetidamente com os outros, causando prejuízo a terceiros, e ferindo sentimentos através de manipulações e mentiras, e insistimos no erro.

Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.
Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.
Gálatas 5:16,17
 

Segundo estudiosos a falta de caráter é característica do indivíduo que tem uma baixa consciência moral, o mais triste é que esses indivíduos almejaram abandonar esse erro. Estudiosos explicam que existe a falha de caráter. Elas são características naturais do ser humano. Errar faz parte do desenvolvimento e é graças aos erros que muitas de nossas aprendizagens e mesmo enriquecimento como pessoas, acontece.  Porém, não podemos permanecer nesse erro, pois a falha está relacionada com consciência e busca sincera por mudanças. O caso de Jacó o enganador, Raquel a ladra e mentirosa, e sua sogra Rebeca, duas mulheres mentirosas e do Sacerdote Eli, e é claro o próprio Sacerdote Eli ( homem omisso quando se referia a seus filhos).  Mas alguns se deixaram ser transformados como o caso de Jacó e Rebeca. Não podemos confundir falta de caráter com falha de caráter.
A Bíblia nos chama a tenção lá em Gálatas 5:
Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor.
Gálatas 5:13
O homem carnal possui o seguinte caráter
A)Traidor:
Para muitos é normal ocorre a quebra do pacto do casal, fidelidade é quebrada e o traidor se acha vitima.  A traição também deve ser lembrada quando nos referimos a sociedade, no trabalho e amizade, em que o raciocínio é o mesmo. É uma  quebra de acordos e confiança, como foi o caso de Judas Escariotes. A pessoa na liderança da igreja fazendo tudo aquilo que desagrada a Deus.
Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia,
Gálatas 5:19
B)Mentiroso:
Para o mentiroso o ato de mentir é vista como algo normal do dia a dia,  como vimos Jacó, Rebeca, Raquel. Homens que não conhecia Deus, somente de ouvir falar. Hoje vemos lideres vivendo uma vida regada na mentira. Não interessa que ela seja grave ou não, ela acarreta consequências importantes, boas e muitas vezes ruim. Todos nós estamos sujeitos a um erro grave, não devemos resistir a mentira. Existe uma grande diferença na mentira contada por um indivíduo que a mentira para ele é algo normal, esse indivíduo é uma pessoa com falta de caráter, ela nunca corrigi esse erro. Ele sempre se repete e em hipótese alguma procura larga esse mau ato.

Inadimplência

Deus não se agrada da pessoa que é um péssimo administrador, infelizmente há alguns lideres até mesmo pastor e pastoras  que não pagam suas contas, são péssimo administradores do seu dinheiro e da casa de Deus também. Trazem inadimplência consigo o tempo todo, o consumismo desnecessário e o “comprar sem ter a intenção de pagar”. Existem algumas pessoas muitas vezes líderes de igreja que pegam dinheiro com familiares até mesmo com amigos e se acham no dever de não pagar, como que as pessoas tivessem a obrigação de os carregar nas costas. Dá calote em Deus e no mundo, nem o funcionário tanto da igreja quanto o da sua própria empresa escapam. A falta de caráter  desse individuo se faz presente. O crente que compra as coisas na cantina da igreja, no basar nas festas da igreja e não paga. Fica na famosa compra do Abreu. A Bíblia nos diz a a cerca dessas pessoas:
Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.
A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.
Romanos 13:7,8
Bajulador:
Infelizmente vemos esse comportamento em alguns que se dizem evangélicos.  O indivíduo só trata bem àqueles que têm dinheiro ou que podem lhe oferecer algo em troca. Isso não é só arrogância e hipocrisia, falsidade, um comportamento interesseiro é  falta de caráter.
Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redargüidos pela lei como transgressores.
Tiago 2:9
Manipulação:
Vem acompanhado da potestade espirito de Jezabel. Lembra que ela manipulava as pessoas como fez com os anciãos para adquirir a vinha de Nabal. Mentiu om o nome de Nabal com uma boa difamação levando Nabal a óbito. Convencer alguém a pensar ou fazer algo que ele quer venha ser coisa errada ou não sem que está tenha total consciência de seus atos, talvez não o faria. A manipulação é um comportamento egoísta, pois tira o direito de escolha do outro, e mostra falta ou total ausência de consideração( amor) pelo seu próximo. O manipulador tem por objetivo enganar mudando as vontades e regras da vida para favorecimento próprio.
Seria eu limpo com balanças falsas, e com uma bolsa de pesos enganosos?
Miquéias 6:11
Falta de palavra:
Temos visto muito isso dentro das igrejas, principalmente por parte de alguns líderes. A falta de palavra caminha lado a lado com à mentira e à manipulação. Segundo estudiosos a pessoa combina algo ou assume um compromisso, ele esquece que a espera social é que o mesmo seja cumprido. Toda palavra quebrada frequentemente indica  falta de caráter.
Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.
Efésios 4:25
 Responsabilidade perante a vida:
Um dos maiores sinais de que uma pessoa possui falta de caráter é a aptidão de não admitir as próprias responsabilidades. A falta de caráter pode ser notada quando o indivíduo várias vezes confere a outros a responsabilidade por ações que são sua. O caso de Adão que disse que a culpa foi de Eva, Eva disse que a cobra o enganou, a cobra corre e se esconde no mato parecendo que nenhuma pessoa pecou.
....., e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
Gálatas 5:21













Ann Heberlin Não foi culpa minha! – A arte de assumir responsabilidade Sabedres Editora
Norman. Geisler  Ética Cristã

Bíblia da Mulher

Bíblia de Genebra

Nenhum comentário:

Postar um comentário