terça-feira, 23 de setembro de 2014

Casamento

Então o Senhor Deus declarou: "Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda". Gênesis 2:18


 

Surgiu na fundação do mundo quando Deus percebeu que o homem não poderia viver só, que era necessário ele ser um ser sociável. Além da necessidade sexual do mesmo está em pauta  o direito de construir uma família crescer e multiplicar para povoar a terra.
Na época da pedra lascada, do metal, do bronze os casamentos eram arranjados, temos o exemplo de Sara, Jacó, Davi, Acsa, Ester e Rute e outros personagens Bíblicos, além dos que nós conhecemos fora da Bíblia como era o caso dos imperadores, reis  etc...
Hoje em dia não vemos muita diferença. Alguns casamentos são arranjados, feito sem amor, pois olha a situação social do companheiro, outros pra não dizer que ficou pra titia (o), pra ter alguém pra fazer sexo, ou até mesmo por querer um trouxa pra lhe sustentar, até mesmo pra mostrar pra sociedade que se casou. 
O mais triste disso tudo que depois fica pelas costa falando mal de seu conjugue.
Certa vez em uma palestra pra mulheres a palestrante  abordou o assunto de mulheres se casaram para ter um homem para lhe sustentar. Explicou que esse tipo de mulher perante Deus é tida como uma prostituta, incutida dentro do casamento. E se deu, por exemplo, que veio de uma filha pobre e se casará pra comer coxa de frango, pois sua mãe dava as melhore partes do frango para seus filhos e para suas filhas os pés, a asa e a carcaça, quando aceitou a Cristo Deus lhe deu o entendimento desse erro. Lembro-me que algumas mulheres quicaram de raiva esbravejaram, eu e muitos ali sabíamos que a carapuça coube. Já que meu ouvido estava pronto pra ouvir o desabafo da maioria delas.
A pessoa que assim procedem são insensatas, pois em momento algum Deus disse para o homem que o casamento um negócio, uma válvula de escape e nem tão pouco seria um mar de rosa, as fábulas nos ensina que a princesa encontra o sapo e ao beijá-lo ele vira um príncipe. A História real é dolorosa, Deus nos ensinou logo no começo quando falou ao seu povo por Moisés Deuteronômio 22:10
“ Com boi e com jumento não lavrarás juntamente.”
Cria uma expectativa na outra pessoa, fecha os olhos pra não aceitar que não irá dar certo, depois fica passando para os outro que Deus não mostrou quem realmente era seu parceiro (a). Um casamento tem que ser feito por amor, pois se a pessoa não é capaz de amar a si mesma jamais conseguirá amar seu companheiro.
Também a aqueles que se casam pra sair da casa dos seus pais, parentes e acabam sofrendo uma grande decepção, pois o príncipe ou a princesa vira sapo. Estive acompanhado um casal e a esposa o chamava o tempo todo de fofoqueiro, à proporção que fui ouvido os dois pude constatar que os dois são fofoqueiros, o problema é que um queria ser mais fofoqueiro que o outro.

 Tive o privilégio com o passar do tempo ouvindo o desabafo dessas mulheres mau casadas  ver que “  A maioria das pessoas tanto o homem como a mulher se acham Espírito Santo", com sua atitude insensata falam " - vou me casar com fulano e irei mudá-lo (a)”. É nessa que se decepcionam. Pois somente Deus tem o poder de mudar o outro. Ele só o faz quando a pessoa quer ser mudada, e é claro no seu devido tempo. E tem aqueles que deduzem que o outro era engolir o seu péssimo procedimento.
Vemos muito isso quando a pessoa está desesperada para se casar.  Acontecesse muito com as mulheres, o rapaz não trabalha, é viciado ou saiu de um casamento e o culpado é ele (a), Ela entra nesse problema. Depois querem culpar Deus e o mundo por esta terrível situação.
Alguns homens ganham pouco, a sua companheira não é chegada nem um pouco ao trabalho só gasta, ele se casa assim mesmo, depois fica a chorar que está cheio de dividas e sua esposa só cobrando que quer casa bonita, roupa nova, passear no shopping etc..

O apostolo Paulo nos ensina lá em I Corintios 7:8 e 9

8 - Digo, porém, aos solteiros e às viúvas: é bom que permaneçam como eu.
Dentro desse contexto podemos entender um antigo provérbio:" - O boi solto lambesse todo". 
Quer dizer que no momento certo no tempo de Deus, irá aparecer alguém que lhe complete, agora se você está casado Deus não aceitará o seu divórcio.

Um casamento por dinheiro é mais frustrante ainda. Dinheiro não proporciona felicidade, apenas ajuda e este vai e vem, um divorcio trás muitas sequelas, tanto para homem como para mulher, a briga pela partilha de bens é pior ainda.

 Dentro desse contexto não podemos deixar de lembra dos fornicários ( o que prática sexo com quem não é seu esposo (a), a Bíblia nos ensina o seguinte:
9 - Mas, se não conseguem controlar-se, devem casar-se, pois é melhor casar-se do que ficar ardendo de desejo.
Paulo aludiu isso, mas em momento algum ele fala pra se casar sem amor. Lembrando que dentro do contexto que casamento é tribulação Paulo fala no geral entre, eles que não fique pensando que você  terá sexo todo dia e nem tão pouco a mordomia desejada.  Pois casamento tem deveres, obrigações ( quem casar quer casa) além de prover o sustento tem que cuidar da manutenção da mesma como limpeza, almoço, janta, café da manhã, sair pra pagar as contas. Isso mesmo sair para pagar as contas, tem casal que acha que dever de pagar as contas é só de um, de cuidar dos filhos é só de um. É tanto do homem como d a mulher, é doloroso ir pra fila do banco ou da casa lotérica quando não queremos por as faturas em débito automático, mas se não pagar além de ficar sem o serviço vai sofrer as conseqüências.

Existem mulheres que pra não fazer comida em casa inventa de comer na casa da mãe da sogra, de um colega. Isso proporciona uma crise familiar. Quando vem os filhos não espere só pro ele ou pro ela pra cuidar das crianças, filhos nem pedem pra nascer, existe várias maneira de evitá-los sem ser pelo aborto, pois Deus condena. Filho pede cuidado especial e muita renúncia, nem sempre a mãe ou o pai quer dedicar tempo pra criança, jovem, adolescente. Fazer a higiene do filho, a comida, pois a preguiça fala mais alto. Ouvi um senhor dizer que abandonou sua esposa e pediu a guarda dois filhos pois ao chegar as 21:00 h do serviço cansado,  seus filhos estavam famintos sem banho tomado, pois suas esposa não fazia nada em casa. Tudo sujo bagunçado como se a casa não tivesse uma mãe. Porém ele quebrou uma regra bíblica, que Deus criou a mulher pra ser uma auxiliadora e não uma sujadora. E o grande   Provérbio 

"Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos."

Provérbios 14:1

Esse contexto será abordado no estudo sobre mulher sabia.

Paulo nos ensina também em Corinto 7:10 e 11 - Aos casados dou este mandamento, não eu, mas o Senhor: que a esposa não se separe do seu marido.11 - Mas, se o fizer, que permaneça sem se casar ou, então, reconcilie-se com o seu marido. E o marido não se divorcie da sua mulher.

Pense bem, ore bastante antes de se casar, pois um casamento sem amor, vai ferir os dois. Conviver debaixo do mesmo teto com outra pessoa é muito complicado, por este motivo Deus não une o jugo desigual. Todos  os   defeitos tem que ser visto antes de assinar a certidão de casamento, pois casar é muito rápido pra se divorciar é uma burocracia e tanto, principalmente quando se tem bens, seja ele os filhos ou outro tipo de bens. Deus não é injusto ele sempre deixará passar pra você quem é a pessoa que você quer se unir, por isso existe o namoro, pra se conhecer melhor a pessoa, entenda que o divórcio começa no namoro
 Entenda que Deus criou o casamento para o homem não viver só, para este forma uma família pois dentro do casamento se formar uma lar  onde é gerado os princípios Sociológico, como amor ao próximo, respeito, deveres afazeres o viver em sociedade e etc...

Claúdia Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário