quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Orfã e Rute


Noemi: Significa "encantadora", "agradável", "suave". A origem do nome Noemi é o hebraico Noemi, que quer dizer "amenidade" ou "suavidade". Era esposa de Elimeleque, da família dos hezronitas, povo este descendente de Hezrom um dos filhos de Rubens, pertencia a tribo de Judá, e parente de Boaz, que morava em Belém nos dias dos juízes. Elimeleque coma grande fome que houve na terra foi peregrinar em terra estranha acidade de Moabe, o povo de Moabe eram ( descendente do incesto de Ló com sua filha primogênita), fica situada em uma região fértil e bem regada de planaltos na região leste do Mar morto, chamada atualmente como Transjordânia,.
Devido a uma grande fome, eles a sua mulher e os seus dois filhos foram habitar na terra de Moabe. Após a morte de Elimeleque seu filho Malom ( significa em hb. doença) se casou com Órfã ( hb. pescoço,juba,juvenil) e Quiliom ( significa em hb. Definhamento ) se casou com Rute (Hb. Amiga, companheira).
 Ao se passar dez anos Malom e Quiliom morrem (Rt 1:2,3; Rt 2:1,3; Rt 4:3,9). Noemi mais tarde voltou para a Palestina, juntamente com a sua nora Rute.
Quando soube Noemi  que a sua cidade natal, estava sendo abençoada com por Deus com pão optou em voltar para lá. Mas indo elas a caminho de Judá. Noemi disse as suas noras para voltarem para suas famílias, refizessem suas vidas, pois já era velha e até conseguir um esposo na parentela e gerar filhos seria tarde de mais.
Rute e Orfa tiveram que tomar uma escolha difícil, assim que ficaram viúvas sabia que nada seria flores, tudo cooperava para que elas, fossem viver uma vida infeliz,

Noemi pensou no futuro de suas noras, Orfã resistiu no começo mas não teve fé que o Deus de sua sogra iria prover um esposo pra ela já que não era Israelita, a penas descendente de Ló, sobrinho de Abraão, então decidiu voltar. Orfã retrocedeu a um povo politeísta, inimigo do “Grande Eu Sou” que tinha por deus principal Quemos.
 Rute decidiu permanecer firme com Noemi. E Noemi lhe disse: Eis que voltou tua cunhada ao seu povo e aos seus deuses; volta tu também após tua cunhada. Rute 1:15
Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus;
Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.
Rute 1:16-17
 Rute amava sua sogra e o Deus de Noemi. Um dos maiores segredos de Rute foi o amor por sua sogra e pelo Deus de Israel, sua fidelidade a Noemi e ao seu Deus. Tudo sem requerer nada em troca. Deus sabia que para cumprir o seu proposito com Rute era necessário trazê-la ao lugar certo,a cidade de Judá.
E assim ele faz conosco, nos levar até o lugar que iremos receber a nossa vitória. Primeiro somos humilhados, depois exaltado.

Claúdia Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário