quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Orígenes



Vamos conhecer um pouco desse grande homem que renunciou tudo por amor ao evangelho de Cristo,com uma leve pincelada irei pincelar algumas coisa que eu tenho por fundamentais.
Nasceu em 185-256 d.C, na cidade de alexandrina, seus pais eram Cristão, com o incentivo do pai memorizou textos Biblico e estudou-os minuciosamente. Em 2002, aos dezessete anos de idade presenciou a perseguição aos Cristãos, perseguição essa efetuada pelo imperador Septímio Severo. Ele e o pai permaneceram firmes. Origines perdeu o pai em Mártire, Origines só não morreu junto com o pai devido a decisão sabia de sua mãe de ter escondido sua roupa.
Quando seu pai completou um ano de morto, devido seus professores terem sidos executados por amor a Cristo, Orígenes fora nomeado diretor da catequética da igreja. Em momento algum deixou de estudar a Bíblia, pela manhã preparava seus irmão sem Cristo para morte e a noite estudava a Bíblia.
Seu amor pelo próximo era tanto que ele se mantia ao lado deles no momento que eram investigados até a hora da morte. Em meio ao calor da execução ele saudava seus discípulos com um beijo o que deixava os pagãos furiosos.  Era um homem de coragem quando se falava em morrer por amor a Cristo. Um homem que além de ler muito a palavra fazia muito jejum resistindo ao sono para se aproximar mais de Deus. Não viviam com fartura, um homem sem nenhuma ostentação, tinha consigo só o necessário. Com o passar do tempo abriu uma escola semelhante à de Justino Martir, situada na cidade de Roma.Com muito amor, carinho e dedicação ensinava filosofia  grega. Todos queriam ouvi-lo, pois sua filosofia junta aos clássicos era insuperável. Aos trinta anos de idade foi excomungado pelo bispo de Alexandria que se rasgava de inveja por se destacar como um ótimo Teólogo. No império de Décio 249 d.C ocorreu uma guerra contra os Cristãos, tinha Orígenes 65 anos de idade quando fora posto no cárcere, colocado em um tronco onde era torturado, teve  suas pernas terem sido deslocadas a quatro passos de distância. Morreu pouco tempo depois de ter sido liberado do cárcere, pois estava muito enfermo. Foi difamado até os dias de hoje por ter decidido nãos e casar.
O editor do seu tratado Teológico assumira que fizera uma pequena adaptação em seus textos, jamais podemos confirmar que foi ele que escreveu nesse tratado Teológico que o diabo e o mundo todo será salvo que haverá reencarnação de alma. Já que Origines pregava contra a heresia no seio da igreja, aclamando que ela destrói a casa de Deus. Em sua época nunca fora titulado como herege. Além do mais nunca tirou o direito da igreja não aceitar o seu pensamento Teológico.
Orígenes ficará decepcionado pois em sua época como nos dias atuais os jovens não queriam ler a Bíblia, nunca deram ouvido ao seu incentivo de que todos nós devemos conhecer as escrituras. Foi por meio de Orígenes que o povo teve entendimento sobre a trindade, onde todos podem entender a natureza humana de cristo. Sua ênfase a cerca de santidade atualmente faz aparte da Teologia Cristã. Para  ele o seu principal mestre era o Apostolo Paulo.



Claúdia Souza


Grande Teólogos Editora vida Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário