quarta-feira, 15 de outubro de 2014

A Rainha dos céus


 






 E deixaram todos os mandamentos do Senhor seu Deus, e fizeram imagens de fundição, dois bezerros; e fizeram um ídolo do bosque, e adoraram perante todo o exército do céu, e serviram a Baal.
Era o nome da Deus que as mulheres de Israel cultuavam, esse culto ocorria com o apoio de seus maridos. Era lhe oferecido bolos, incensos libações como honra a essa entidade. Li e adorava o sol, a lua as estrelas nas ruas de Jerusalém e Judá.


Mas certamente cumpriremos toda a palavra que saiu da nossa boca, queimando incenso à rainha dos céus, e oferecendo-lhe libações, como nós e nossos pais, nossos reis e nossos príncipes, temos feito, nas cidades de Judá, e nas ruas de Jerusalém; e então tínhamos fartura de pão, e andávamos alegres, e não víamos mal algum.

Jeremias 44:17


Alguns falam que a A rainha do céus era a deusa Istar, outro já  afirmam que é bem provável que seja uma deusa sumariana da fertilidade Inana, a  Istar Babilônica.


Deus já havia proibido Israel de realizar esse culto, mas eles como sempre não deram ouvido a voz de seu criador. 

Que não levantes os teus olhos aos céus e vejas o sol, e a lua, e as estrelas, todo o exército dos céus; e sejas impelido a que te inclines perante eles, e sirvas àqueles que o Senhor teu Deus repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus. 
Deuteronômio 4:19


Entendesse que o povo de Israel adquiriu os hábitos de cultuar  os deuses dos povos vizinhos e até mesmo dos egípcios seus inimigos, pois adoravam a cultura dessas nações. Algo que nos primórdios da jornada de Jacó vemos Lia e Raquel lutando pelas mandrágora, uma planta usada para fazer feitiço para engravidar. E vemos Raquel, que quando saiu da casa de seu pai  no corre - corre  da fuga Jacó não viu que ela roubara os ídolos de seu pai. O que os levou a sofre muito e não entrar na terra prometida.





Pequena Enciclopédia  Bíblica
Editora:Instituo Biblico das Assembléias de Deus
Manual BíblicoEd.Nova Vida
Dicionário Bíblico Ed.Didatica

Atlas Biblico Editora Didatica




Nenhum comentário:

Postar um comentário