terça-feira, 28 de outubro de 2014

ASPECTO HISTÓRICO TEOLÓGICO


Ortodoxia são declarações doutrinárias formais. A igreja Cristã primitiva tinha sua unidade centralizar no relacionamento com o Senhor. A igreja primitiva está inserida dentro do conceito de ortodoxia e de heresia. A heresia é a infecção da ortodoxia. A proposta da igreja primitiva era focada no relacionamento sério como Senhor. Confirmando que o intuito do povo cristão é adorar o Senhor. Walter Bauer declara em seu livro Ortodoxia ande heresy in eralust chrestianity “ortodoxia e heresia no início do cristianismo que o crescimento do poder de Roma deu luz a Ortodoxia, o que gerou o termo heresia em relação as perspectiva que a rejeitava.
Bauer em sua obra explica a diferença entre o que eram ortodoxia e o que era heresia sempre com domínio sobre o seu próprio. Com essas idéias podemos entender que as normas doutrinárias representam uma criação existente após o cristianismo.
O acadêmico Henry Chad Wick explica que há uma diferença na perspectiva patrística sobre a ortodoxia, esta segundo Hernry somente Roma é o padrão a seguir. Dentro dessa perspectiva contrária estava o fato que as comunidades cristãs estavam relacionadas com os eventos considerados fundamentais de Jerusalém, esses fundamentos eram considera dos importantes na questão de formulação da ortodoxia doutrinário.

Para Chadwich era uma elipse com dois focos Roma e Jerusalém.Com essa visão, sua descrição fora ista Omo a mais favorável. Este conteúdo se encontra em seu livro Thecircle and the ellipse “O circulo e a elipse 1959”.











Teologia Sistemática, Histórica e Filosófica
Editora Shedd

Nenhum comentário:

Postar um comentário