sexta-feira, 7 de novembro de 2014

CONCEITUAÇÃO DE FILOSOFIA


Filosofia é a disciplina que estuda as questões relacionadas á existência, o conhecimento, aos valores morais, linguagem, valores estéticos e à mente. É um estudo para a vida toda. Um filósofo jamais para de buscar respostas e filosofar, pois é sito que é filosofia. A palavra filosofia é de origem grega quer dizer amor à sabedoria. O filosofo é aquele que prática a filosofia, é a filosofa, pois é impelido pela curiosidade e fundamentos da realidade, isso faz com que ele busque o conhecimento, sem uma visão realista.
A filosofia tem por foco a questão acerca da existência humana, na se baseia na fé ou revelação divina, sempre na razão. A filosofia é uma análise racional da existência humana. Embora possua semelhança com a ciência há em pauta várias questões que não podem ser respondidas pelo empirismo experimente. Pois filosofia é vida, a ciência que estuda a vida comercial, a vida intelectual, os conflitos básicos relativos à vida social, sabedoria, sinceridade.
Historicamente, a filosofia nasceu na Grécia Antiga como uma forma de ateísmo. As academias reuniam filósofos de várias tendências. As várias academias formaram uma escola de Filosofia “Portais do Conhecimento”.  A filosofia é dividida em cinco ramos de disciplina são eles: Ontologia ética, epistemologia, cosmologia, lógica e metafísica. Alguns filósofos se destacaram deixando seu nome na História por causa da sua teoria, esses homens foram; Aristóteles, Pitágoras, Sócrates, descartes, Platão Locke, Hebermas e outros.
Todos ampliam suas teorias fundamentais nas disciplinas da filosófica. Atualmente a palavra filosofia é usada para descrever atitudes e idéias.  Filosofia atingiu  toda área de investigação teórica onde envolviam disciplinas abstratas e finemos mais específicos como a resposta para a queda dos corpos, os seres vivos etc... Tanto na Média como na Medieval. A filosofia ela uma prática que irá existir constantemente, pois o homem nunca para de filosofar.

A filosofia moderna tardia chega-nos mais perto é aquela que inclui pensadores alemães como Hegel, Engels e Nietzche. Esse último iniciou a fase existencialista da disciplina, convertendo-se em um filosofo revolucionário. No século XX predominou a segmentação da filosofia em disciplinas bem mais especificas como a fenomenologia, o existencialismo, a hermenêutica, o estruturalismo e o pós- estruturalismo. Diferentes vertentes da filosofia hoje se converteram hoje em ciências com entidade própria. Também a filosofia tem encontrado sua aplicação no estudo da matemática, nas ciências sociais e em outras. O chinês Confucio foi um grande filosofo que muito colaborou com a história da filosofia ocidental. Quando abordamos a filosofia em toda a sua plenitude encontramos esse grande filosofo.







Introdução a Teologia Cristã, Editora: Shedd

Nenhum comentário:

Postar um comentário