segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

ENTENDENDO AS CONTROVERSIAS AGOSTINIANA




Como discípulo do Maniqueísmo “Escola de Pensamentos Baseada nos Ensinamentos da Mani”. Mais tarde Agostinho se tornou seu oponente.
Mani viveu no terceiro século era um gnóstico persa admirador das cartas paulina, com um sentimento profundo de  desgosto com o mundo físico, entre eles o órgão reprodutor masculino. Na Seita gnóstica os membros exerciam o celibato, seus ouvintes eram casados, porém evitavam a procriação. Em sua conduta seguiam o hábito vegetariano e a abstinência do álcool.
O manequeísmo não aceitava a realidade histórica da crucificação de Jesus, não aceitavam que a igreja católica  usas-se leituras de Moisés     nas celebrações de adoração, pois Moisés foi um assassino, contestavam ler sobre Davi devido este ter sido um  adúltero e nem tão pouco sobre José que fora detentor do monopólio do Estado.
1º confronto
A doutrina dos maniques ensinava que existiam dois reinos opostos: o Reino da luz e o Reino das Trevas. Em sua heresia ensinava que o deus do bem não é forte o suficiente para derrotar o deus do mal, pois possui poderes semelhantes o segredo é que o mal vem do reino das trevas e este é tão forte quanto Deus. Ensinavam que este mundo era proveniente do reino das Trevas, o mal é ausência do bem, pois o mal não é um poder ou uma coisa.
Agostinho faz sua refutação baseado no apostolo Paulo explicando que o mal é produzido, isso ocorre, pois o homem abusa da boa dádiva da liberdade que Deus o concede. Isso ocorre, pois o pecado de Adão nos infectou, adquirismo esta infecção, pois estamos ligados a adão. Agostinho explica isso como pecado original que é uma tendência herdade por todos nós. Lembrado que Deus é o todo poderoso e ele usa o mal para seus propósitos misteriosos.
2º Confronto
Os donatistas que eram cristãos se recusavam os bispos arrependidos que renunciaram sua fé no período da  perseguição romana voltarem a exercer o ministério. Agostinho também teve que realizar debates com os donatistas, pois afirmavam que a igreja verdadeira é uma igreja pura. Todos os que entregaram suas bíblias para serem queimadas na época da perseguição romana e foram consagrados pelos traditores eram repudiados pelos donatistas. Pois ensinavam que os sacramentos  ministrado pelos padres e bispos  vinculados aos traditores eram inválidos.
Afirmavam fielmente que somente as pessoas livres de pecados graves estavam aptas para administrar os sacramentos. Onde Agostinho deixou bem claro que devido à igreja ter em seu meio o trigo e o joio ela nunca será santa, somente após o juízo final. Agostinho ainda afirmou que o ministro do sacramento é Cristo e não o homem, ele quem liga o pecador a Deus.  Explica que a Igreja é uma comunidade de pecadores enfermos numa longa etapa de convalescença, e este estado só irá acabar no dia da ressurreição.
3º Confronto
O monge Britânico Pelágio entrou em evidência no século IV principio do século V afirmava hereticamente que a pessoa se diz cristã e que vive em imoralidade sexual só seria salva quando se entregasse por inteiro a um discipulado, pois a graça era o livre arbítrio. A salvação era uma recompensa outorgada aqueles que vivessem a dádiva da libertada de forma que comprovasse que eram seguidores fiéis de Cristo. Dentro de sua concepção Pelágio fazia Deus o autor do mal ao afirmar que o homem nasce inocente, sem tendência maligna característico a ele.
Agostinho mostra que Pelágio possuía um ponto vista irreal e antibíblico acerca da natureza humana e acerca de Deus. Pois as escrituras deixam bem claro que o homem demonstra uma tendência universal par ao egoísmo. Também mostrou que teologicamente a Bíblia mostra que a salvação vem pela fé, pela graça. Esta é um dom misterioso outorgado por Deus á todos, e não meramente uma conquista humana.

4º Confronto
Ocorreu com os pagãos que acusaram o “ateísmo cristão” de serem responsável pela queda de Roma. Ensinavam que os deuses pagãos tiraram suas mãos protetoras sobre a Cidade Eterna, pois ficaram furiosos com o ateísmo cristão. Ensinavam que Roma fora destruída pois, o deus dos cristãos era fraco.
Agostinho em seu livro “A cidade de Deus” enfatizou que a historia verdadeira não ocorre entre impérios e sim impérios seculares, pois a historia é secreta, ocorre somente entre a cidade de Deus e a cidade dos homens. Também explica que a queda de Roma fora proveniente da idolatria e da corrupção moral. O mal ocorre com ambos. Os dois impérios sofrem punição da parte de Deus, pois este mistério só a Deus pertence.





livro Os grandes Teólogos - Gerald RMc Dermott

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