quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

ECUMENISMO

O termo tem por objetivo a união das igrejas, para que haja somente uma família cristã.

Entendendo o Ecumenismo, temos:

Ecumenismo Social é o esforço dos cristãos por meio da mútua cooperação em pregar o evangelho aos perdidos e ajuda prestada aos necessitados.

Ecumenismo espiritual é o sentimento de mutualidade que todo cristão sente, por serem irmãos em Cristo. Onde o Cristão sente uma grande necessidade de está inserido na oração sacerdotal de Jesus. É este desejo que faz o crente está nos cultos dominical tanto pela manhã como a noite. E nas tarefas do cotidiano de sua igreja.

Ecumenismo doutrinal traz a junção de todas as diferenças crenças sob um único quadro de princípios e regras para todas as confissões. Este é o fundamento de todo ecumenismo.

Ecumenismo Institucional é a conseqüência do Ecumenismo doutrinal, esse tipo de ecumenismo tem um grupo ecumênico que irá conduzir a vida eclesiástica de todas as igrejas cristãs, muitas vez esse grupo traz grande problema para a igreja.

Os três tipos de movimento Ecumênico.

Movimento protestante, foi no século XIX,que vários grupos cristãos procuraram promover uma união, já que estes além de serem pequenos viviam isoladamente. A aliança das Igrejas Reformadas ocorreu em 1875. Somente em 1881 que fora realizado o primeiro concilio Ecumênico Metodista, ao tentar a cooperação interconfessional o ecumenismo protestante conseguiu ir mais além. Foi em 1910 durante a conferencia Missionária Mundial que este  esforço fora mais intenso. Conseguiram realizar este sonho em 1921 quando constituíram o Conselho Internacional de Missões, este conselho tinha por objetivo coordenar o trabalho missionário. As igrejas metodistas, congregacionais e presbiterianos se reuniram em 1925 com o objetivo de um ecumenismo social. Essa reunião ocorreu em Estocolmo à maior capital da Suécia. Em 1948 surgiu o concilio mundial depois de C.Brent ter realizado conferencias com objetivo de um ecumenismo doutrinal.

Movimento Ortodoxo
 Foi em 1054 que surgiu a igreja Ortodoxa, isso aconteceu após a ruptura definitiva das igrejas do Ocidente e do Oriente. Foi em 1902 através do pedido do patriarca de Constantinopla que todas as igrejas se unissem que começou as reuniões.  Somente em 1925 que as Assembléias ecumênicas e as igrejas passaram a enviar seus delgados para essas reuniões. A tentativa de unir a igreja Católica com a Ortodoxo nunca deu certo.

Movimento católico
Devido ter mantido a unidade de sua igreja o catolicismo demorou entre no movimento ecumenismo. O movimento ecumênico protestante realizado em 1928 não teve objetivo atingido, pois a igreja católica não aderiu aos convites. Embora a igreja católica tenha um desejo ardente em integrar nessas reuniões essa hipótese se  torna difícil, pois seu ponto de vista de ecumenismo é totalmente diferente,  para eles os filhos rebelde devem voltar á casa da mãe, devem se unir sob direção da igreja de Roma.

O conselho Mundial da Igrejas
Este é uma comunhão de igrejas que aceitam o Senhor Jesus Cristo como seu deus e Salvador. A sede do conselho fica localizada em Genebra, na Suíça. Ele não impõem regras e nem legisla sobre as igrejas; tem por lugar proporcionar consultas.
Sua assembléia é realizada de sete em sete anos tento apor participantes 85% de representantes oficiais, este representantes são nomeados pelas igrejas-membros. São eles:

Luteranos
Protestantes
Anglicanos
Presbiterianos,
Congregacionais,
Metodistas 
Batistas da Inglaterra, Estados Unidos, Dinamarca, Rúsia e Hungria fazem parte do CMI.
e outros

Temos como inimigo os leviatãs do Ecumenismo, são eles:

O doutrinal- Tem por objetivo  juntar doutrinariamente do povo cristão. Caso o povo cristão aceite as doutrina papais, o povo cristão irão perde sua identidade e abraçaram o paganismo que há dentro da igreja católica. Jamais podemos nos esquecer que o cultuar, adorar imagens, aceita a tese que as obras salvação realizar a mariolatria que são alguns credos católicos. Estaremos afirmando que as escrituras não foram divinamente inspirada, e nem está apta para redargüir. Como nos ensina o livro de Timóteo:

Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;

2 Timóteo 3:16


No ecumenismo institucional ocorre a falta da unidade de fé, de convicção cristã e doutrina. Caso isso aconteça irá se repetir o antigo poder eclesiástico, pois este se tornará uma arma para o retorno do despotismo religioso Idade Média.

Não podemos nos esquecer que as diferenças institucionais e doutrinarias que  atualmente tem existido dentro das denominações, estas, em momento algum tem afetado a unidade íntima e profunda dos cristãos.




Seitas e heresias distinguindo a diferença do evangelho de Cristo Editora Juerp


Nenhum comentário:

Postar um comentário