sábado, 31 de janeiro de 2015

OS MÓRMONS




A igreja  de Jesus Cristo dos santos dos últimos dias foi fundada por Joseph Smith Junior, nascido nos Estados Unidos no ano de 1805. Segundo ele seu chamado ocorreu quando ele tinha 15 anos de idade. Josph fora orar no bosque com o objetivo de pedir a Deus direção de qual igreja ele deveria seguir. Joseph declarava que Deus e Cristo apareceram para ele em uma visão e ambos o avisaram para não se unir a nenhuma igreja. No momento oportuno da visão lhe apareceu o anjo cujo nome é Moroni. 



Anjo Morini.

Este o avisou para pegar o livro que estava escondido no Monte Cumorah, este livro estava escrito em hieróglifos composto em placa de ouro.. Segundo ele este livro contia o puro evangelho. E que as placas seria encontrada quando a visão completasse dois anos. Segundo Smith ele encontrou o livro,traduziu e publicou em  1830 como O LIVRO DE MÓMON. Segundo ele quando terminou a tradução devolveu tudo ao anjo.


Após conseguir adeptos Smith fundou a igreja dos Mórmons no ano de 1830 no estado de Nova Iorque. Em 1831, foram residir no Estado de Missouri, lá os mormos devido o seu mau-caratismo tiveram desavença de ordem política e financeira, ao ponto do governo mandar expulsá-los da cidade. Smith levou sua seita para cidade de ILLINOIS, lá se candidatou a presidente dos Estados Unidos. Smith era um homem adúltero tinha 27 mulheres e 44 filhos. Fazia apologia a poligamia ao ponto de causa um cisma na Seita.

Os Mórmons era  homens de má índole, pois assaltavam as residências, com isso passaram a ser combatidos pela população. Devido Smith e seu irmão Hyrum terem tido vários problemas com a polícia e sempre acabavam adquirindo a liberdade, a população fez justiça com as próprias mãos, eles seqüestraram os irmãos e os mataram a tiros no dia  27  de Junho de 1844. 

O Mártir Joseph Smith
Smith e seu irmão Hyrum, Cadeia de Carthage Illinois.

Em meio a essas convulsões os mórmons começaram a se dividir e atualmente existem seis grupos de Mórmons. Smith era um grande falso profeta essa evidência encontrasse em suas profecia que são se cumpriram, são elas:

Seus inimigos seriam todos destruídos quando tentassem matá-lo. Porém Smith fora morto num motim.
Em 1835 disse que a vinda do Senhor estava próxima.
Sua casa na cidade de Nauvoo iria permanecer e pertencer à sua família para sempre. Com sua morte os Mórmons abandonaram a cidade e sua casa não ficou com sua família.
Segundo Smith a lua possui habitantes que vivem mil anos.
Segundo Smith a Nova Jerusalém e o seu templo deveriam ser erigidos no Estado de Missouri.

 
Sua casa

Alguma heresias de Smith:

O livro de Mórmon diz que Jesus, após a ressurreição, ministrou lá nos Estados Unidos. Segundo Smith seu argumento apologético encontrasse em João 10:14-16. Segundo os Mórmons Apocalipse 14:6.7  é o evangelho eterno citado é o livro deles. Sua arrogância  é tanto que fez modificações e acrescentamento em textos Bíblicos. Segundo eles a Bíblia é um livro mutilado, nela há vários erros que Satanás colocou para escravizar os homens.

Os habitantes da cidade que os Mórmons descrevem são totalmente diferente tanto em línguagem, moedas, costumes, caráter conforme a época. Tal descobertas  fora feita por arqueólogos.

Smith declarava que sua prática na poligamia era feita pois recebeu uma visão que ele tinha plena liberdade para viver desse modo. Segundo ele os mórmons no porvir serão um deus. As mulheres casadas naquele grande dia serão as rainhas. As mulheres solteiras serão as servas das mulheres casadas. Segundo os mórmons todo deus fora um homem que um dia habitou em algum planeta. Segundo Smith o segundo casamento só não é adultério quando a primeira esposa concorda com isso.
Os mórmons entendem que deus tem um corpo de carne e ossos e está em constante progresso; nunca foi tão poderoso como é agora. Deus é o que o homem poderá ser, o homem é o que deus já foi.

Segundo Smith Deus é polígamo; pois ele veio ao mundo em forma humana e teve relações sexuais com Maria e esta teve Jesus. Os mórmons ensinam que Jesus é polígamo era casado com Maria Madalena, Marta e Maria irmãs de Lázaro. A sua festa Nupcial fora a Bodas de Caná da Galiléia. Segundo os mórmons casos Jesus não se casasse ele jamais poderia se elevar a mais do que um anjo na vinda vindoura. 

Os mórmons declaram que o Espírito Santo é uma coisa e não uma pessoa. Os mórmons ensinam que o homem após a morte tem outra chance para salvação, isto somente é possível após o batismo pelos mortos.



Igreja Mórmons, no topo o anjo Morini.

Seitas e heresias Distinguindo a diferença do Evangelho de Cristo –Editora Juerp-2001

Nenhum comentário:

Postar um comentário