sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Segundo juiz de Israel, Eúdes





Era descendente de Bejnamim conforme nos declara 2 Crônicas 7:12
E foi o filho de Jediael, Bilã; e os filhos de Bilã foram Jeús, Benjamim, Eúde, Quenaaná, Zetã, Társis e Aisaar.

1 Crônicas 7:10
Eúdes ao se mandado por Israel a pagar o tributo a Rei Eglom, que era o rei de Moab em Jericó. Eudes pede uma audiência com o rei em particular e o mata cravando a sua espada no ventre do rei.
Então os filhos de Israel clamaram ao Senhor, e o Senhor lhes levantou um libertador, a Eúde, filho de Gera, filho de Jemim, homem canhoto. E os filhos de Israel enviaram pela sua mão um presente a Eglom, rei dos moabitas.

Juízes 3:15

A BíBlia nos relata que ele era um homem canhoto. Eúdes leva um presente ao rei o entrega na frente de todos. E no momento em que se retira diz o rei que tem uma palavra secreta para com ele. O rei confia em Eudes  e o leva para dentro da sua sala de verão que era de uso do rei.
Eúdes crava-lhe a espada no ventre e sai como nada tivesse acontecido, e avisa aos empregados do rei que este estava esvaziando o ventre. Conforme a hora vai passando ao procurar o rei descobre que o rei havia sido assassinado. Eúdes sai pela Seirá  chega até Israel toca a buzia e vão guerra contra Moab dando cabo em cerca de dez mil homens de Moab. Ficando moab subjugado a Israel e o mesmo descansando por oito anos.

Conclusão
Por mais que Deus tenha levantado Eúdes para libertar Israel, em momento algum achamos na historia Bílblia alguma citação de que Deus fora engradecido, seu nome glorificado através do ato covarde, traiçoeiro de Eúdes. O que deixa bem claro que Deus não concordou com sua atitude. Como descendente de Jacó deixa o mesmo furo de seus tios.

Devemos tomar muito cuidado com o que fazemos para Deus. Nem tudo que fazemos para crescimento do reino, em sua obra quer dizer que Deus estar concordando com o nosso procedimento. Ele permiti mas não concorda. Eúdes fora levantado por Deus, porém em momento algum consultou a Deus se era hora de guerrear e de que maneira era pra proceder. Deus permitiu Eúdes matar Eglom mais em momento algum o nome dele foi glorificado. Em tudo que fazemos o nome de Deus deve ser glorificado. Tudo tem que ser para glória e  honra de Deus pai.

12 comentários: