quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Os porteiros do templo do Senhor


Claudia Souza

Eles formavam uma classe aristocrática, se faziam presente em seu posto dia e noite, eram regularmente rendidos e só faltavam quando estavam enfermo, de luto ou doente. Eram responsáveis em cuidar das ofertas e dos tesouros da casa do Senhor. Todos eles eram homens valentes. Destes se fizeram as turmas dos porteiros, alternando os principais dos homens da guarda, juntamente com os seus irmãos, para ministrarem na casa do Senhor. 1 Crônicas 26:12
 Por mais que muitos hoje em dia os ver como algo insignificantes, estes eram os soldados da casa do Senhor, pois seu posto era exercido for militarista. Faziam a ronda com intervalos irregulares, sob a vigilância de um oficial superior Cada porteiro era escolhido por sorteio. E lançaram sortes, assim os pequenos como os grandes, segundo as casas de seus pais, para cada porta. 1 Crônicas 26:13
O rei Salomão escolheu os seus próprios porteiros Também, conforme à ordem de Davi seu pai, designou as turmas dos sacerdotes para seus ministérios, como também as dos levitas acerca dos seus cargos, para louvarem e ministrarem diante dos sacerdotes, segundo o que estava ordenado para cada dia, e os porteiros pelas suas turmas a cada porta; porque assim tinha mandado Davi, o homem de Deus.
2 Crônicas 8:14
O posto de porteiro é um ministério E os cantores, filhos de Asafe, estavam no seu posto, segundo o mandado de Davi, e de Asafe, e de Hemã, e de Jedutum, vidente do rei, como também os porteiros a cada porta; não necessitaram de se desviarem do seu ministério; porquanto seus irmãos, os levitas, preparavam o necessário para eles.
2 Crônicas 35:15
Esses homens tinham por objetivo manter a ordem para que as pessoas impuras não entrassem no templo e nem tão pouco as excomungadas Faziam sua função em todo tempo. Com eles, pois, estavam Hemã e Jedutum, com trombetas e címbalos, para os que haviam de tocar, e com outros instrumentos de música de Deus; porém os filhos de Jedutum estavam à porta. 1 Crônicas 16:42


Conclusão: Alguma pessoa tem olhado o ministério de porteiro como algo insignificante, já que seu contexto mudou e bastante. Em nossos dias este posto é o menos requisitado pelos membros já que não proporciona evidência, por isso que a maior parte dos porteiros de algumas igrejas não são evangélicos. Precisamos ficar em evidência sim, não para o homem e sim para Deus. Esta evidência ocorre quando obedecemos ao nosso chamado. São bem poucas as igrejas de porte grande que tem o serviço de portaria, já que o porteiro é uma profissão, por isso que se paga salário conforme a Lei Trabalhista determina. Infelizmente algumas igrejas procuram passar que o serviço de recepção, introdutor é o mesmo que o de porteiro, isto porque não leem Bíblia. Paremos e pensemos pois naquele grande dia daremos conta daquilo que não fizemos por causa do nosso grande orgulho, fomos chamados para servir a Cristo e não a nós mesmo.

16 comentários:

  1. muito forte tremendo essa explicação,e dificil a nossa situação quando estivermos diante de Deus para dar conta de todas nossas obra.Oro a Deus para que nossos pastores, se posicione em guiar povo estamos sem direção porque eles estão ocupados com muitas coisas.Em Icronicas 25.1 fala e Davi, juntamente com os capitães do exército.separou para o ministério os filhos de Asafe, e de Hemã, e de Jedutum,para profetizarem com harpas ,Alaúdes,e com saltérios, e este foi o número de dos homens aptos para obra do seu ministério

    ResponderExcluir
  2. Passei por uma situaçao que tive que colocar uma Mulher para assumir um posto na partaria da igreja, por pouco tempo, a minha atitude foi correta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Portaria para alguns é local de bate papo e desligamento do culto.

      Excluir
    2. Infelizmente sua atitude foi displicente,poderia ter posto o marido de qualquer membro

      Excluir
    3. Em minha denominação antigamente, quando alguém tinha que limpar a parte do púlpito, era designado essa função para os homens diáconos. Não creio que seja uma atitude incorreta, se a pessoa escolhida tem disciplina e maturidade.

      Excluir
    4. Em João capítulo 18 e no versículo 17, diz que a porteira falou com Pedro.

      Excluir
    5. quem tem responsabilidade como porteiro não fica batendo papo na portaria como essa pessoa anônima se manifestou neste comentário quem teme a Deus sabe da obra que Deus colocar nas sua vida Deus chamou homem e mulher para servir no reino de Jesus Cristo.

      Excluir
    6. Daniel Tenório em João 18,17 fala sobre PORTEIRA, portanto baseado na Palavra de Deus, sua atitude foi CORRETÍSSIMA.

      Excluir
  3. Muitos diz que o porteiro não ler Bíblia,não é verdade um porteiro de um prédipo ou condomínio, não tem nada a ver e diferente, o porteiro de uma igreja tem que viver em oração jejuar buscar a presencia de Deus constante,para que seja Abençoado, e o inimigo não vem Atrever na Obra de Deus!o porteiro tem que está preparado na presencia de Deus? buscar a Deus e não aos homem? QUE Deus Abençoe todos meus irmãos ponteiros das igrejas de todo o mundo !

    ResponderExcluir
  4. Dentro do contexto atual entendendo que a igreja não é o templo...porteiro é o responsável por proteger os tesouros da comunidade tanto materiais como afetivos e intelectuais e como bom soldado militar a boa milícia. Proteger e ajudar preservar a comunhão na verdade. Entendo que não tem nada mais há ver com uma portaria ou recepção!

    ResponderExcluir
  5. Pra mim tudo começa na porta se voce não for bem recebido pelo porteiro já começa errado

    ResponderExcluir
  6. Evedade niquei valoriza fussao do porteiro na igueja do senhor jesus

    ResponderExcluir
  7. As pessoas muitas vezes vem cheias forças negativas e nós porteiros somos os primeiros a sentir ou receber esta descarca negativa na portaria.
    O porteiro de uma igreja deve constantemente deve jejuar e horar antes de assumir a portaria de uma igreja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com o Airton, e digo mais os porteiro que precisam receber e resolver questões e devem estar preparados, já vi bêbados chegarem na entrada fazendo bagunça, já vi endemoniados violentos e tudo passa pelos porteiros.. que devem ter muita comunhão com Deus.. assim devemos ter porteiros homens e mulheres.. já vi mulheres chegarem arrasadas espiritualmente e psicologicamente e a porteira receber e a amparar nos braços, porque as forças foram suficientes apenas para chegar ali...

      Excluir
  8. agradeco a deus por ser porteiro de uma igreja ja mais de 15 anos nao recebo salario faco com alegria e amor fui separado pra esta funcao nao trato as pessoas bem so na porta da igreja faco isto no meu dia a dia agradeco pelo enssinamento encontrado aqui vivendo e aprendendo deus abencoe a todos somos insiguinificantes para o homem mas para deus nao

    ResponderExcluir