sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Os três tipos de escudo






A Bíblia faz algumas referências sobre o escudo, este representa a nossa fé.



O escudo era usado pelos egpcios, judeus, babilônicos e Romanos, Assírios e outros todos com objetivo de proteger o escudeiro até chegar às muralhas e portões a serem derrubados. Tinha por objetivo proteger a cabeça do soldado dos ataques de dardos, lanças, e qualquer objeto lançado de cima da muralha do adversário como o betume em chamas ou da catapulta. Protegia os escudeiros dos dardos, lanças etc...

1-    Escudo Magen – é aquele de formato octognal ou redondo de tamanho pequeno. Este era o de maior proporção, somente os escudeiros sabiam manejá-lo.
  


Os escudos de madeira alguns eram cobertos de couro, quando os soldados não estavam em batalhas eles ficavam de molho na água pra que não viessem incendiar quando atingidos por betumes em chamas. O que o tornava mais pesado ainda.
 

O escudo pequeno era de formato redondo usado pela cavalaria e pela infantaria geralmente de ouro, e é lógico que havia uns de tamanho grande.

2-    Escudo médio- Salomão e Davi usavam escudo de ouro em suas festas.


Fez também trezentos escudos de ouro batido; três arráteis de ouro destinou para cada escudo; e o rei os pôs na casa do bosque do Líbano. I Reis 10:16.

 



3- Escudo grande- Ele era grande usado pelo escudeiro para cobri até os pés, utilizado principalmente pela infantaria

 
O escudo de Golias e o Romano mostra a grande importância de se ter um grande escudo.
E a haste da sua lança era como o eixo do tecelão, e a ponta da sua lança de seiscentos siclos de ferro, e diante dele ia o escudeiro.
1 Samuel 17:7

 

Não podemos nos esquecer que naquela época como até os dias de hoje, é desonroso perder o escudo em campo de batalha. Era honroso o escudo está sempre brilhante.

O perfil do escudo é o reflexo de seu escudeiro:

Grande     pequeno         médio
Bronze       madeira          Ouro  

Alguns forrados de couro de animais, sempre limpo e brilhante.
Quando não estavam em batalha o forrado de couro ou só de madeira estava de molho na água, este inchava, e ao receber algo fervente sobre si não inflamava “incendiava”.
Os de ouro ou bronze eram lustrados com azeite para serem preservados. Todo escudo de ouro era utilizado em momento de festa no palácio como o rei Davi e Salomão faziam.

Deus nos passa em Efésios 6:16 que devemos está firmemente embraçando o nosso escudo da fé. Pois só ele é capaz de nos proteger do dia mal.

Ao analisarmos podemos entender que Cristo é o nosso escudo

» Madeira – a árvore da vida.
»Madeira de molho na água- palavra de Deus que nos é um refrigério em tempo de angústia.



»Coberto de couro- nos lembra a promessa que temos um remidor, o cordeiro morto por nós e nos prometido lá no Jardim do Éden.

»Pequeno – ainda que a nossa fé seja do tamanho de um grão de mostarda, ela vale mais do que imaginamos.


»Ouro – a nossa fé passa pelo fogo e não se queima como fora com Sadraque, Mesaque e  Abe -denego
.

»bronze – assim como o ouro, não enferruja


» Lustrado com azeite- representa o Espírito Santo, pois sua presença reflete em nossas vidas 24 horas sem cessar.










Claudia Souza

Panorama do Novo Testamento Editos Vida, Pequena Enciclopédia  Bíblica Editora:Instituo Biblico das Assembléias de Deus, Manual BíblicoEd.Nova Vida, Dicionário Bíblico Ed.Didatica, Atlas Biblico Editora Didatica

9 comentários: