quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Os Sete Dons do Espírito Santo


O Espirito Santo é concedido a todo homem que recebe a Cristo como o seu salvador. Ele é a marca de Cristo em nós. Os dons são dádivas Divina que Deus nos dá para serem usadas a favor de outros.  O rei Davi pela fé recebeu os Setes dom do Espirito Santo, pois era um homem segundo o coração de Deus. Deus em seu infinito amor prometeu ao homem que o seu Espirito repousaria sobre os seus. Depois de Davi Jesus Cristo foi a segunda pessoa a receber esses sete dons. O Espírito Santo habita nos salvos com o objetivo de nós fazermos imagens e semelhança de Deus no âmbito espiritual como fora Jesus, o Homem perfeito, o Santo de Deus.
Quando o homem recebe a Cristo como salvador ele é batizado com o Espirito santo, quer dizer selado. Nesse exato momento o Espírito habita em nós nos proporcionando alguns dons. Existe pessoas que recebe os Setes  dom do Espirito Santo como fora com Davi e Jesus Cristo, são eles: Sabedoria, Ciência, Entendimento, Conselho, Fortaleza, Piedade e Temor de Deus. A Doutrina Bíblica  nos ensina que mediante esses dons o Espírito nos dirige a realizar a sua obra conforme o seu querer, e o seu nome é glorificado em nossas vidas na proporção que damos vasão ao mesmo.
“Não sabeis que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? … Porque o templo de Deus, que sois vós é santo”
(1 Cor 3,16)
1- Temor de Deus: Este dom é nos dados para mantermos um relacionamento sincero com Deus pois temos medo de perdê-lo, ofendê-lo. Através dele damos a Deus o maior respeito e valor que lhe é devido pois adquirimos horror ao pecado. Temos o temor filial. Quando temos o dom Termo de Deus nós temos aversão a tudo aquilo que desagrada a Deus, que nos afasta dele, e o entristece. Este dom nos é concedido na virtude da temperança ( modera os prazeres sensíveis) tudo o que é feito em exagero. O profeta Isaías nos fala assim:

“Sobre Ele repousará o Espírito do Senhor, Espírito de sabedoria e de entendimento. Espírito de prudência e de coragem, Espírito de ciência e de temor do Senhor”
 (Is 11,2).
O Apostolo Paulo nos fala em 1 Coríntios ele escreveu: “A respeito dos dons espirituais, irmãos, não quero que vocês permaneçam na ignorância. Vocês bem sabem que, quando vocês eram pagãos, eram facilmente atraídos para ídolos mudos.
Por isso eu lhes declaro: todo aquele que é agora conduzido pelo Espírito de Deus não pode blasfemar contra Jesus. Bem como ninguém poderá dizer convictamente Jesus é o Senhor, a não ser movido pelo Espírito Santo” (1Cor 12,1-3).

1- Fortaleza: Este dom nos faz pessoas   corajosa, nos enfrentar as tribulações de cabeça erguia sem titubear na fé. Esse dom faz com que a nossa confiança em Deus fica inabalável. Temos por exemplo os   mártires, que não negaram a sua fé em meio a morte. Dá-nos perseverança e firmeza nas decisões. A pessoa que recebe esse dom não se intimida perante as adversidades, tribulações e perseguições, a pessoa tem confiança no Pai de forma inabalável, ele não teme nem a morte.

 “Nada temas ante o que hás de sofrer. Por estes dias o demônio vai lançar alguns de vós na prisão, para pôr-vos à prova. Tereis tribulações durante algum tempo. Sê fiel até a morte, e te darei a coroa da vida”
 Apocalipse 2:10

3-Piedade: É o dom que o Espírito Santo nos dá nos fazendo estar sempre acessível à vontade de Deus, procurando sempre viver conforme Jesus viveria.  O crente passa a ter a mente de Cristo. No Antigo Testamento, a palavra tem o sentido de compaixão. A pessoa sente por seus semelhantes um amor respeitoso, e pratica atos inspirados por esse sentimento. No Novo testamento quer dizer ter devoção a Deus ou respeito para com às coisas religiosas. Não podemos nos esquecer que existem outras palavras gregas que são traduzidas como piedade, piedoso e piedosamente, entre elas a palavra eusebeia. Seu sentido fundamental é reverência, louvor ou devoção. A pessoa que tem esse dom traz consigo o ato de devoção, reverencia, louvor para com Deus. A Bíblia nos declara que os crentes que querem agradar a Deus sofrerão perseguições. Esse dom no Novo Testamento quer dizer Amar a Deus.

"Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos."
 2 Timóteo 3:12

A Bíblia também adverte que todo homem que quer viver piedosamente este vive em Cristo, a vida de Cristo. Vive um ato de adoração a Cristo Jesus. E estes sofrerão perseguições.

"grande é o mistério da piedade"
1 Timóteo 3:16

O livro de Tito nos mostra o termo piedoso como uma pessoa que vive uma vida de devoção a Deus.
Mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante;
Tito 1:8

4- Conselho: É o dom de saber distinguir caminhos e opções corretas, de saber orientar e escutar. A pessoa que tem esse dom além de ser um ótimo conselheiro ele não faz nada em sua vida sem antes perguntar qual a vontade de Deus e o que ele realmente quer, só assim nada sai errado. Sobre o rei Davi o Espírito Santo, e lhe deu em perfeição esse dom, como havia profetizado Isaías:
 “Ele não julgara pelas aparências, e não decidirá pelo que ouvir dizer, mas julgará os fracos com equidade e fará justiça aos pobres da terra (Is 11,3-4)

5-Ciência: É o dom da ciência de Deus. Este Dom o Espírito Santo nos revela dentro do nosso intimo qual o pensamento de Deus sobre nós, e sobre a sua santa palavra pois “os mistérios de Deus ninguém os conhece, a não ser o Espírito Santo”.

Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.
As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.
Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.
1 Coríntios 2:12-15

6-Entendimento: É o Dom Divino que nos ilumina para aceitar as verdades reveladas por Deus. Mediante este dom, o Espírito Santo nos permite perscrutar as profundezas de Deus, comunicando ao nosso coração uma particular participação no conhecimento divino, nos segredos do mundo e na intimidade do próprio Deus. Através desse dom entendermos quem é Deus e temos a visão de águia de quem Deus e um coração segundo o seu.


E dar-lhes-ei coração para que me conheçam, porque eu sou o Senhor; e ser-me-ão por povo, e eu lhes serei por Deus; porque se converterão a mim de todo o seu coração.

7- Sabedoria: Esse dom nos faz perceber o que favorece e o que prejudica o projeto de Deus e a nossa vida. A pessoa sabe semear a paz. Esse nos faz responder aos nossos inimigos sabiamente. A pessoa sabia não aceita viver de maneira errada e ele sabe amar. Se afasta daquilo que irá acabar com sua comunhão com Deus, que fere sua honra e destoe o seu caráter.

“Quando fordes presos, não vos preocupeis nem com a maneira com que haveis de falar, nem pelo que haveis de dizer. Porque não sereis vós quem falareis, mas é o Espírito do vosso Pai que falará em vós”
Mt 10,19-20

A pessoa que recebe os sete dons do Espírito, recebe todos os seus inúmeros dons. Pois quer dizer perfeição, universalidade, totalidade. Vemos esses dons muito em quem tem o chamado de liderança e o chamado pastoral. O preço é árduo, mas vale à pena.

Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.
E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.
1 Coríntios 12:4-7









Editoras: Paulinas, O Sete Dons do Espírito Santo. O Espirito de Deus Habita em Vós

Autor: Ludovic Lécuru

Dicionário da Bíblia Almeida 2ºEdição (SBB)

Dicionários de Estudo Bíblico ( Sem comentários)

Bíblia Pentecostal

Bíblia de Genebra

 Editora: Cleofas, Descerá Sobre vós o Espirito Santo. Prof. Filipe Aquino

2 comentários:

  1. Gostei das explicações dos 7 dons do Espírito Santo. Maria Lúcia Barbosa sou de Santo António do Pinhal- estado de São Paulo

    ResponderExcluir