quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Zipora, Moisés e a mulher Cuxita

E falaram Miriã e Arão contra Moisés, por causa da mulher cusita, com quem casara; porquanto tinha casado com uma mulher cusita.



Sabemos que o Sacerdote Moíses representava Jesus Cristo. Moisés possuía  a mesma fidelidade para com Deus assim como Jesus.

Não é assim com o meu servo Moisés que é fiel em toda a minha casa.
Números 12:7




●Zipora a medianita descendente de Abrão com Quetura representava o povo de Israel. 


●Cuxita  a mulher negra descendente de cuxe filho de Cão representava  a igreja do Senhor Jesus. Os cusita são descendente de Cão o filho de Noé, essa civilização está mencionada no estudo da nação de Cuxe.

 E os filhos de Cão são: Cuxe, Mizraim, Pute e Canaã.
E os filhos de Cuxe são: Sebá, Havilá, Sabtá, Raamá e Sabtecá; e os filhos de Raamá: Sebá e Dedã.







● Miriã a sacerdotisa  hebreia representava os judeus da época de Jesus, representava os sacerdotes que rejeitaram invejaram a Jesus e os profetas enviados por Deus antes de Jesus. Uma serva infiel arrogante ao ponto de perder o temor a Deus emprestando sua boca para semear discórdia no Arrais de Israel. O comportamento de Miriã tinha por objetivo retirar Moisés da liderança. Sua conduta iria conduzir Moisés à morte. Esse episódio nós vemos repeti-se quando os judeus tentam apredrejar Jesus por dizer. 

Eu e o Pai somos um.

João 10:30


Os judeus pegaram então outra vez em pedras para o apedrejar.

João 10:31

Arão representava os sumos sacerdotes da época de Cristo

 Deus se indignou com a maldade de Miriã ao ponto de lhe responder duramente a pondo sem eu devido lugar. Pois como conhecedor dos corações sabia que Miriã não estava sendo sincera, queria um pretexto para tomar o lugar de Moisés. Pois este estava acima do sacerdote.

Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas; pois ele vê a semelhança do Senhor; por que, pois, não tivestes temor de falar contra o meu servo, contra Moisés?

Números 12:8

Após dizer essas palavra Deus os feriu com a lepra, uma maldição lançada por pecar contra Deus. Não era contra Moisés que ela estava se levantando e sim contra Deus e seu designo.

Assim a ira do Senhor contra eles se acendeu; e retirou-se.
 E a nuvem se retirou de sobre a tenda; e eis que Miriã ficou leprosa como a neve; e olhou Arão para Miriã, e eis que estava leprosa.

Números 12:9-10



O próprio Arão com esse ato de Deus contra eles percebeu que eram loucos por se levantar contra os desígnios de Deus. E assim foram os sacerdotes e o sumo-sacerdote quando se uniram com os senhores da Lei para destruir Jesus.




Claudia

Pequena Enciclopédia  Bíblica, Editora:Instituo Biblico das Assembléias de Deus, Manual BíblicoEd.Nova Vida,Dicionário Bíblico Ed.Didatica, Atlas Biblico Editora Didatica

53 comentários:

  1. Lindo e forte esse estudo!
    Ai daquele que se levanta contra o ungido do Senhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ungido do senhor !!

      A Bíblia só revela um ungido que é o messias (Jesus) o resto são todos PECADORES E miseráveis . Infelismente as pessoas estão tornando os pastores, em seres inquestionáveis e intocáveis .

      Excluir
    2. Jeferson sinto muito mas tu tem que se converter ao Sr Jesus

      Excluir
    3. Jeferson , vc ja leu as sagradas escrituras, Davi, falou q não podia tocar no ungido do senhor,Leia mais, e encontra muito mais,

      Excluir
    4. Poxa fico triste em ver todo este conhecimento de graduando que em nada somo para o crescimento da umanidade por estes tipos de discursao foi que crusificarao Jesus e até hoje ainda continua a mesma historia

      Excluir
    5. Os pastores pra vc que não sabe são as 7 estrela representada no Apocalipse e também Moisés era homem igualmente a nós mais ele era ungido ungido e mesmo que separado

      1 Crônicas 16:22 Não toqueis os meus ungidos, e aos meus profetas não façais mal.

      E sacerdotisa nunca existiu nunca vai investir verdade aquele que oferece sacrifício Miriam nunca ofereceu sacrifício

      Excluir
    6. Muito forte esse episódio, não devemos se levantar contra o ungido do senhor ,Deus é Santo.,amo e respeito meu pastor ,como o anjo do senhor,

      Excluir
  2. Nossa que viagem, nada a ver isso aí que vc escreveu.

    ResponderExcluir
  3. É interessante que a bíblia é um livro de informativo quanto aos plano de DEUS para com a Humanidade. a Saga dos do saindo do Egito já simbolizava a vinda de Cristo e o povo não buscavam compreender isso, e Cristo Veio e muitos ficaram surpresos. Hoje, não é diferente, todos o sinais A LUZ da Bíblia apontam para a volta do CRisto Glorificado com todo poder e Gloria, e povo mais uma vez mergulhados em orgulho, prepotência, ganancia, Egoísmo e tudo quanto é sentimentos que desagradam ao Senhor e Salvador de nossas vida, não se importam em desprezar o BEM com DEUS e se Apegar ao Mau. Irmão Acordem despertem..... CRISTO ESTÁ VOLTANDO PARA BUSCAR A TODOOS OS QUE DESPERTAREM DO ENGANO DOS FARIZEUS....

    ResponderExcluir
  4. Ridículo, nada a ver. Moisés nesse caso seria contra aquilo que ele mesmo estabeleceu, pois Jesus mesmo disse que Moisés só permitiu o divórcio em caso de imoralidade sexual, e também nunca foi plano de Deus que o homem tivesse mais de uma esposa. É muito mais simples crer que Zípora e a mulher cuxita fossem a mesma pessoa, pois Cusã era outra designação para Midiã, sem falar das questões territoriais e geográficas de uma mesma região de acordo com cada época.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ler mas a bíblia maninha génesis 12

      Excluir
    2. Tenho entendido que este caso de Moisés é uma pedra de tropeço pra quem gosta de adultério. Eu não falaria publicamente sobre este episódio. Buscaria o Senhor para entender.

      Excluir
    3. Se é que Moisés ainda era casado com Zípora.

      Excluir
  5. Como assim filho do Cão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cão era o nome de um dos filhos de Moisés .

      Excluir
    2. Perdão vou corrigir .
      Cão era um dos filhos de Noé .

      Excluir
    3. Um dos filhos de Noé era Cam e nao cão teve um erro ae

      Excluir
    4. Tenho bíblias que apresentam o nome 'Cão' e outra que o nome está 'Cam'. Então, depende da tradução

      Excluir
  6. É preciso pedir direcionamento ao Espírito Santo, Deus estabeleceu que o homem e a mulher seriam uma só carne, a lei está encravada no coração do homem, mas só Deus é Juiz e a ele cabe o juízo, não a irmãos ou homens.

    ResponderExcluir
  7. Como Moisés seria fiel (Num12.7) se ele mesmo infringiu a lei que teria recebida do próprio Deus de Israel? E falaram Miriã e Arão contra Moisés, por causa da mulher cusita, com quem casara; porquanto tinha casado com uma mulher cusita. Números 12:1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larga de ser besta rapaz vai estuda a biblia pra aprende seu burro

      Excluir
    2. Você precisa mudar, chamar o irmão de burro? Misericórdia quanta arrogância estamos aqui para aprender e na verdade nada sabemos. Deus é a fonte de toda a sabedoria. O homem pode até saber mas o que sabe é um ponto diante de Deus.

      Excluir
  8. Deixa de brisa, ele pode muito bem ter se casado com zipora e com uma etiope, o casamento com 2 mulheres ou mais era permitir na época.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas se a primeira esposa não tivesse filhos era permitido, o que não era o caso...

      Excluir
    2. Se vc ler historia dos hebreus de Flávio josefo verá que Moisés aceitou o pedido de casamento de uma cuxita por nome de tarlis. Pág 142 leis e entenda a história.

      Excluir
    3. Era permitido na lei dos homens e não na lei de Deus o casamento com mais de uma mulher.

      Excluir
  9. muito boa a sua observação minha irmã, o que é maior a palavra do homem ou a vontade de Deus, a manifestação de Deus em NM.12:6-8 é a favor de Moises e não contra...

    ResponderExcluir
  10. O autor do texto acima escreve o seguinte "Miriã a sacerdotisa hebreia"... quero que me mostrem na bíblia aonde está escrito que mulher fazia parte do sacerdócio dentro do povo hebreu? Miriam NÃO era nenhuma sacerdotisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Livro de êxodo 15 ver 20 fala que ela era profetisa

      Excluir
    2. Verdade, miriã era profetiza,o único sacerdote era Arão e antes dele no tempo de Abraão MELQUISEDEQUE

      Excluir
  11. A palavra de Deus é incontestável, antes de se aborrecerem e acharem que todos estão errados, leiam a Bíblia, ela sim fala a verdade. Assim como todo o estudo o autor coloca sua opiniões, se não estão gostando e questionando leiam a Bíblia e se ainda sim não acreditarem. Vão se converter, e pedir direcionamento de Deus e sabedoria e discernimento.

    ResponderExcluir
  12. E os filhos de Cão são: Cuxe, Mizraim, Pute e Canaã.
    E os filhos de Cuxe são: Sebá, Havilá, Sabtá, Raamá e Sabtecá; e os filhos de Raamá: Sebá e Dedã. Gênesis 10:6,7 Esses africanos descendente de Cão, filho de Noé. A mulher cuxita esposa de moisés era cuxita, da região da Etiópia, e Miriã ficou leprosa devido o preconceito racial, pelo fato de seu irmão Moisés estava casado com um mulher Cuxita.Já pensou se todas as pessoas que tem preconceito de raças recebesse a praga de lepra, será que eu e você estaria livre desta praga.O problema do preconceito está na mente, e não na cor da pele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vcs tem que atentarem com quantos anos Moises tinha quando isso aconteceu.

      Excluir
    2. o racismo , exclui ,mata , destitui permiti a policiais fazer o que bem desejar com comunidades inteiras pois sabem que suas vitimas não tem voz . a lepra do racista é ser excluído da vida espiritual . igrejas racistas mostram explicitamente que não tem ELE como SENHOR . mesmo vendo o exemplo de Miriã .

      Excluir
    3. A Bíblia relata que, Miriã ficou leprosa como castigo aplicado pelo próprio DEUS, pelo fato de ela ter feito motim contra O escolhido do Senhor. Ela e Arão são repreendidos diretamente por DEUS, por atentarem contra Moises. Quanto a mulher cuxita, é relatado que Miriã não a aceitava por não ser de família hebreia, mas da descendência de Cam, que eram um povo considerado vil e desprezível.

      Excluir
  13. Sim, etiopes assim chamados pelos gregos e romanos quando tiveram contato com o povo de Kush, etiope (pessoa de pele negra)
    Kush importante povoado que tem por data por volta de 3200 a.c, na Núbia, onde os primeiros povos começaram a habitar, por volta de 7000 a.c.

    ResponderExcluir
  14. Em Habacuque 3:7, vemos Cuxe e Midiã como sinônimas (em algumas versões está grafado como 'Cusã'. Portanto, Cuxe e Midiã são o mesmo local, Zípora era midianita ou cuxita. Também tive essa dúvida por anos!

    ResponderExcluir
  15. Irmãos, a graça é a paz de Jesus Cristo!
    Quanto ao assunto em questão, acho que os amados estão fazendo do feijão uma feijoada, pôs o mais importante é saber que Moisés a tomou para si e que Deus o defendeu das críticas preconceituosas de sua irmã Miriã.
    Deus é o nosso juiz, se ela era negra isso me faz acreditar mais ainda de que Deus não é preconceituoso e sim um justo juiz.
    Deus amava Moisés e se Moisés tivesse realmente infringido as leis que ele mesmo recebeu de Deus, Ele por ser justo o teria punido de alguma maneira e não o protegido e apoiado Moisés na decisão que ele tomou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miria nao ficou brava com moises porque ele casou com uma negra e sim porque casou comuma pessoa que nao da sua descendencia

      Excluir
    2. Todo aquele que odeia seu irmão é homicida” (1Jo 3,15) Racismo é sinonimo de homicidio ,

      Excluir
  16. Onde é que miriã era sacerdotiza ? E onde que moises casou-se com cuxe ? Mouses casou -se com uma cuxita ,ou seja uma descetente de cuxe ,

    ResponderExcluir
  17. Deus não elogiou o casamento de Moisés. Irou-se contra Arão e Miriã, pela rebelião oportunista, e puniu a Miriã porquê conhecia o seu coração, coisa que só Deus conhece. Todos erraram Moisés, Arão e Miriã. Porém entendamos que não era proibido literalmente para o homem casar-se com mais de uma esposa, ou com uma estrangeira; na verdade era um conselho de Deus, devido a vulnerabilidade do homem à se influênciar ao paganismo. Porém Deus administrava. E no que se diz respeito a casamento cada caso é um caso.

    ResponderExcluir
  18. No livro a História dos Hebreus de Flavio Josepho,fala no capitolo 4 item 4,que moises casou-se com Tarlis filha do rei da Etiópia Cus,antes de fugir para o deserto de Midiã onde conheceu Zípora,40 anos ninguém soube de Moisés, mas com a retirada do povo de Israel do Egito
    Seu nome foi afamado,a primeira esposa foi até ele pois diz que a mesma a amava, eu intendo que juntou-ss a ele sua esposa Zipora a medianita no cap.10 e no cap.12 sua esposa de Cuxe ou Cus

    ResponderExcluir
  19. Estou maravilhado com o estudo sobre o castigo de MIRIÃ (Cap.12 de Numeros),"Não afrontar a vontade de DEUS"

    ResponderExcluir
  20. A mulher coxita era então temente a Deus e seguia os estatutos divinos?

    ResponderExcluir
  21. A mulher no mundo antigo sempre se tora, Miriam foi punida pela rebelião
    o que aconteceu com Arão, pelo visto nada, ninguém comentou.

    ResponderExcluir
  22. A paz do senhor eu como novo convertido vou dizer vocês estão de parabéns arengando chamando o irmão de burro um querendo ser melhor que o outro vou dizer até satanás conhece a biblia sejam mais humildes com seus irmãos ninguém é 100%

    ResponderExcluir
  23. De noé a Moisés são quantos anos?Poderia Zípora ser descendente de Noé?Zípora foi descendente de Ismael a meu ver,logo seria midianita.Nao esqueçamos que Jetro era de Mídiã,morava em Mídiã.

    ResponderExcluir