sábado, 6 de fevereiro de 2016

Capítulo 12 Dons Espirituais



Deus mandou o seu Espírito para ajudar a sua igreja, esse fato ocorreu em um período que o N.T ainda estava em fase de construção. O Espírito Santo nos foi dado com objetivo de nos consolar em meio as nossas tribulações. Tudo que indica uns dias antes a igreja de Corinto teve o privilégio de alguns de seus membros receberem o dom de línguas. Esse momento trouxe um pouco de confusão já que nem todos haviam  recebido o dom de interpretação de língua. Com certeza era o dom de línguas estranhas tanto dos anjos como dos homens, assim  como acontecera no dia de Pentecoste. O dom de língua havia sido almejado pela igreja de corinto,seus membros creram que Jesus iria  cumprir  a promessa. Paulo teve o cuidado de que somente os salvos em Cristo Jesus receberiam os dons, ele explicar o objetivo dos dons.

E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.
1 Coríntios 12:10

Paulo explica o dom de línguas dos anjos para edificação de quem fala, quando não há quem intérprete.
Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios.
1 Coríntios 14:2
O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja.
1 Coríntios 14:4

O Don de língua de entender outro idioma que você nunca estudou.

Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
1 Coríntios 13:1
O dom de línguas  Sétimo dom que Deus colocou no meio de seu povo. Este está abaixo do dom de amor .

Também abaixo da fé .
E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.
1 Coríntios 12:28

A baixo do dom de profecia
E eu quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação.
1 Corintios 13: 5
Paulo fala que o dom de língua é dado somente ao salvo em Jesus. Em momento algum podemos ser herege afirmando que somente os  salvos em Cristo fala em línguas. Não há respaldo Bíblico, e tudo aquilo que contradiz a Teologia Bíblia é heresia. Jamais podemos dizer que o que não fala é infiel, como Paulo explica somos um corpo e o corpo possui seus membros cada um com uma utilidade.

mas todas estas coisas opera um só e o mesmo Espírito, distribuindo a cada um particularmente como lhe apraz.
Pois assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, constituem um só corpo; assim também é Cristo.
1 Coríntios 12:11,12
Infelizmente tenho visto pastores pentecostais e neo - pentecostais para sua própria condenação afirmando que somente o salvo em Jesus fala em língua. Esquecem que a  Bíblia não declara isso.

De sorte que as línguas são um sinal, não para os fiéis, mas para os infiéis; e a profecia não é sinal para os infiéis, mas para os fiéis.
1 Coríntios 14:22
Se esquecem que naquele grande dia daremos conta de tudo aquilo que ensinamos ao povo.
aquele, porém, que não a soube, e fez coisas que mereciam castigos, será punido com poucos açoites. De todo aquele a quem muito é dado, muito será requerido; e daquele a quem muito é confiado, mais ainda lhe será exigido.
Lucas 12:48



Claúdia Lyra
Manual Bíblico  
Sociedade Religiosa.Edições Vida Nova


Nenhum comentário:

Postar um comentário