quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Capitulo 14 de 1Coríntios

Línguas e Profecias


Possui um valor relativo, por isso o Apostolo Paulo alerta sobre o seu uso na casa de Deus. Jamais podemos nos esquecer de que Paulo explicar todos os dons é necessário, já que cada um tem sua função. É semelhante ao corpo, todos os órgãos possuem sua utilidade, precisam operar em perfeita harmonia. Existe parte em nosso corpo considerada insignificante, mas quem pensa assim estar totalmente errado. Tudo o que Deus fez ele viu que era bom. O mesmo ocorre com o dom.

O Dom de profecia e línguas era e ainda é o mais procurado no meio pentecostal  neopentecostal. Mas, seus líderes  esquecem que aqui o dom de profecia era usado para o Ensino,tendo como auxiliador o Espírito Santo. Possuem um grande valor,maior do que o falar em línguas,pois este se faz compreendido á todos os homens.


Mulheres falando na Igreja
As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja.
1 Coríntios 14:34,35

Paulo quando fala sobre a mulher falar na igreja. Está advertindo sobre ela querer usar o direito de governar como fosse um pastor. Já que não há respaldo Teológico para uma mulher exercer o pastorado e o biscopado. Na Teologia Bíblica não há referencia de mulheres pastoreando por parte de Deus. Lembremos que na época dos Reis, Deus somente levantou para este exercício homens. Vemos uma mulher no meio do reinado que entrou de formar escandalizadora, Atália que esterminou sua família para pode reinar no lugar de seus netos.
Os Reis representavam Jesus Cristo, o cabeça da Igreja. A igreja a noiva do Senhor Jesus. Heregicamente atribuem o titulo para pastora baseando-se em Raquel. Lembremos que Raquel quando conheceu Jacó não conhecia o Deus de Abraão. Tinha um viver totalmente contrário daquilo que Deus designara para a humanidade. Como filha de Labão o libanês servia aos deuses de seu pai. Se vê em seus atos pecaminosos e idolatras, ao roubar os ídolos de seu pai, ao trocar uma noite de amor com Jacó com lia por mandrágoras (erva usada para feitiço). Raquel pastoreava bode, cabras e não ovelhas Uma das maiores desculpa para exercer o pastoreio do rebanho de seu pai, era: meu pai não tem filho,  somente filhas. Porém Labão tinha servos. Todo senhor possuía servos, mordomos etc.. Era nada mais que uma simples estratégia, um meio de sobressair para seu pai.
Voltando sobre as mulheres ensinarem no culto. Quando Paulo adverte sobre ficarem calada, era por que tais mulheres estavam querendo ficar em evidência. E ser notada pela Igreja em Coríntios.
Mas toda a mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta, desonra a sua própria cabeça, porque é como se estivesse rapada 1 Coríntios 11:5
Em momento algum estava tirando o direito de ensinar. Porém as colocando em seu devido lugar de não liderar sobre o homem.






Claudia lyra

Manual Bíblico Henry H. Halley

Nenhum comentário:

Postar um comentário