quinta-feira, 9 de outubro de 2014

A linda cidade de Ninive



Capital da Assíria, cidade que o profeta Jonas levou três dias percorrendo com o objetivo de proclamar o arrependimento, pois seria destruída, na época de Jonas a cidade tinha 600 mil habitantes. Ninive era cidade  sede do culto a de Istar no tempo de Hamurábi..
  1. O profeta Isaías nos ensina no Capitulo 37:37 relata-nos que em Niniver ficava a residência do rei. Essa cidade era má, tinha um povo cruel que ao vencer uma cidade pegava seu povo e esfolava vivo, colocavam seu inimigo no caldeirão de betume fervente, em sua muralhas havia betume fervente para ser derrubado sobre qualquer pessoa que a tentasse envadir. As fontes de entendimento sobre a História dessa cidade vêm por meio da biblioteca que o rei Assurbanipal deixara. Nínive era uma cidade muito bonita, prosperar e com grande extensão, composta de prédios, tinha parques e casas tanto que Jonas levou três dias para percorrer. Sua população de 600 mil pessoas.
  2. A cidade era cerca por três muralhas com vinte quatro portões, frentes fundos e laterais, seus túneis eram protegidos por leões e ursos famintos. O que fazia que ninguém se atrevesse atacar essa cidade.  Atrás do primeiro portão estavam à população de baixa renda, os pobres. No segundo portão estava o povo de renda média no último era o rei e seus soberanos como príncipes, conselheiros, encantadores, tesoureiro etc...Uma cidade cercada pro água
  3. A Bíblia deixa bem claro que Nínive não fora destruída logo após profecia de Jonas, pois seus habitantes não sabiam que o estavam fazendo era errado. Ficando 200 anos suspensa a sua condenação. Os medos em 606ª.C destruiu Ninive pois durante esses duzentos anos a sua iniquidade se multiplicou. O argumento de alguns estudiosos para essa arrogância era proveniente de uma profecia que seu maior adversário era o rio. Deus cumpriu a profecia dita pelo
  4. Profeta Naum, o rei de Nínive deu uma festa regada no vinho. Quando o comandante de seu adversário os bactrianos soube da situação mandou executaram o ataque e venceram os Ninivitas, como consta Naum 1:10, tanto por água como pelo homem.
  5. Atualmente a cidade é inabitável, seus canais quando não chove ficam secos, toda a cidade se encontra na cor amarela, sua cidade se encontra rebanhos de ovelhas e cáfilas de camelos em uma terra árida, o que acaba dificultando o nascimento dos matos, e capim. Devido às salas do palácio da cidade se encontrarem abandonadas se tornaram habitação para as bestas feras como lobos, raposas, chacal, hiena e raposas.
  6. Estudiosos declaram que  estava registrada ao ninivitas uma profecia anunciado aos ninivitas que sua salvação viria das águas. O que colaborou para abertura dos três portões dando entrada ao profeta Jonas nessa terrível cidade. Pois todos queriam ver de perto quem fora o homem cuspido pelo grande peixe. E o que ele tinha à declará-los.



Claudia Souza

6 comentários:

  1. Estudo maravilhoso que Deus abençoe você vaso de Deus

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por você nós dar esse entendimento sobre essa estória...

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Parabens pelo estudo Teologico.Para mim e de grnde importancia,quando vou ministrar a palavra de Deus relatar a geografia e a historia,Deus abencoe os seus trabalhos.Parabens aos arqueologos.

    ResponderExcluir
  4. Que Deus abençoe vocês estudos maravilhosos

    ResponderExcluir
  5. Que a paz do senhor Jesus seja convosco. hoje Jonas reencarnado vive no Brasil.

    ResponderExcluir