quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Clemente (30-100d.C)




Mais conhecido como Clemente de Roma. Era Presbítero, bispo. Cuidou da igreja de Corinto em uma época que esta estava sofrendo o mesmo problema na época que Paulo. Ele havia quarenta anos atrás escrito a carta aos Corintos devido a uma grande rotura.
O perfil da Igreja de Corinto

Sem amor,
Intolerante em meio às lutas,
Orgulhosa


Clemente como um bom pastor orientou a igreja a seguir os ensinamentos de Cristo como o amor ao próximo, a humildade e ser paciente e ser obediente a Deus em tudo por tudo. E ser obediente aos lideres da igreja aludindo que o presbítero recebeu autoridade dos apóstolos, pois os apóstolos era fonte segura dessa autoridade, pois receberam de Cristo o qual eles trabalharam lado a lado. Tudo isso para que pudesse ocorrer no seio da igreja à unidade.

Sua carta fora considera de suma importância, pois é o antigo exemplar de literatura cristã fora do Novo Testamento. A igreja primitiva precisava tanto da autoridade veterotestamentária que Clemente teve que citá-lo diversas vezes o novo Testamento. No século seguinte a igreja enfatizou o ensinamento de que os presbíteros têm a mesma autoridade dos apóstolos.

Claudia de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário